Após ignorar Brasil, Netanyahu recebe chanceler Nunes em Tel Aviv

Meses após fazer a primeira visita da história de um primeiro-ministro de Israel à América Latina e ignorar o Brasil, Benjamin Netanyahu recebeu nesta terça-feira o ministro de Relações Exteriores brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira, em Tel Aviv

Visita de Nunes à Israel

"O primeiro-ministro Netanyahu expressou o desejo de melhorar a cooperação bilateral e disse que Israel está muito interessado em laços com o Brasil e acredita no seu potencial latente", informou o Ministério de Relações Exteriores de Israel em comunicado.

Segundo a pasta, Netanyahu e Nunes "discutiram o aprofundamento da cooperação bilateral em […] segurança, educação, cultura e academia".

Antes do início do encontro, os embaixadores dos dois países assinaram um acordo previdenciário que estava pendente e que garante os direitos sociais (incluindo as pensões) para os israelenses e brasileiros enquanto estão no outro país.

Nunes aproveitou a oportunidade para convidar Netanyahu para visitar o Brasil. Não foi informado se o primeiro-ministro de Israel aceitou o convite, tampouco se a visita acontecerá.

Em setembro do ano passado, Netanyahu visitou Argentina, Colômbia e México, na primeira vez em que um premiê israelense visitou a região. Segundo um representante de Israel no Brasil, "não se sabia quem seria o presidente do Brasil" quando da organização da visita, o que fez com que o Brasília ficasse de fora do itinerário.

Chanceler brasileiro se encontra com Abbas

Ainda em solo israelense, Aloysio Nunes Ferreira participou de outros eventos. Um deles aconteceu em Jerusalém, onde o chanceler brasileiro prestou homenagem a dois brasileiros: Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo, e Luís Martins de Souza Dantas, embaixador do Brasil em Paris.

Em comunicado, o Itamaraty informou que a viagem "no ano do 70º aniversário da criação do Estado de Israel" teria Tel Aviv como a primeira parada em prol de um importante parceiro comercial ("em 2017, o fluxo comercial Brasil-Israel foi de US$ 1,35 bilhão").

Após os compromissos em Israel, Nunes segue para a Palestina, onde terá encontros nos dias 1º e 2 de março com o presidente Mahmoud Abbas, com o primeiro-ministro Rami Hamdallah, e com o chanceler Riad Malki. Lá, o chanceler visitará visita ao Museu e o Mausoléu do líder palestino Yasser Arafat.

A viagem ainda contará com passagens pela Jordânia e pelo Líbano. "O périplo oferecerá oportunidade para que o Brasil fortaleça sua posição de parceiro privilegiado dos países da região em matéria de cooperação, comércio e investimentos, bem como para reiterar seu apoio à solução para os conflitos na região", completa a nota da diplomacia brasileira.