Flávio Dino paga melhor salário para trabalhadores em Educação

A repercussão do aumento de salário pago para professores da rede estadual ganhou força após o governador do Maranhão (PCdoB), Flávio Dino ter editado nesta quarta-feira (28), a recomposição salarial dos trabalhadores em Educação. Com a medida, um professor em início de carreira com 40 horas de jornada semanal terá remuneração de R$ 5.750,83 e o docente em início de carreira com 20 horas semanais receberá o equivalente a R$ 2.875,41.

governador Flavio Dino - Foto: Karlos Geromy

Desde 2015, os professores do Maranhão tiveram reajuste salarial de 30,35%, bem acima da inflação do período medida pelo IPCA (índice oficial), de 21,46%. Isso significa que os professores tiveram um significativo aumento real, ou seja, elevaram o poder de compra diante da inflação.

“Acreditamos que esse grande investimento é fundamental para desenvolver o nosso estado”, afirmou Flávio Dino.

Com o reajuste, o governador beneficia 31 mil professores maranhenses e eles passam a ter o melhor salário do Brasil em início de carreira para jornada de 40 horas.

Na contra-mão da crise, onde alguns estados estão com salários do servidores atrasados ou pagando em parcelas, o governo do Maranhão foi o único estado brasileiro a anunciar reajuste para os professores neste ano.

“Nenhum outro estado concedeu reajuste a todos os seus educadores em 2018. Somente o governo Flávio Dino o fez”, lembrou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Em 2018, estão previstas diversas ações para melhorar a educação no estado. Entre elas, a realização de concurso público para professores indígenas, quilombolas e do campo, a ampliação da jornada e a unificação de matrícula para mais de 1200 profissionais.

Política Nacional

O governador maranhense comentou ainda em suas redes sociais sobre a importância do cenáriod as eleições deste ano. Para ele, o campo nacional e popular precisa de unidade para ampliar força.

Flávio Dino ressaltou que as eleições presidenciais deste ano têm um cenário ainda muito confuso, mas que para o campo nacional e popular superar e ir ao segundo turno precisa de unidade para ampliar a sua força.

“Neste momento, o campo nacional e popular na política brasileira precisa de unidade para ter condições de ampliar a sua força. Unidade exige programa em comum e muito diálogo, em lugar de polêmicas inúteis”, pontuou Flávio Dino.