Com atriz transexual, Chile conquista seu primeiro Oscar

O longa chileno Uma mulher fantástica, de Sebastián Lelio, levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, na noite deste domingo (4). Além de ser a primeira vez que o país sul-americano conquista uma estatueta, é também a primeira vez que o prêmio é concedido a uma obra estrelada por uma atriz transexual, a chilena Daniela Vega.

Uma mulher fantástica no Oscar - Reuters

A obra, que é uma coprodução Chile, Alemanha, Espanha e Estados Unidos, traz a história de Marina, uma jovem de luto, vítima da opressão da sociedade conservadora.

Além de atriz, Daniela Vega, de 28 anos, também é cantora lírica. A música e o teatro eram seus trabalhos principais antes de ela ser chamada para sua estreia como protagonista no cinema em "Uma mulher fantástica"

Ao falar sobre seu personagem, Daniela disse que “Marina é muito elegante, tem mais paciência, é uma mulher mais pacífica, eu sou mais explosiva, mais latina”.

Esta foi a segunda vez que o Chile teve uma obra indicada ao Oscar. A primeira foi em 2012, com “No”, de Pablo Larrain, sobre a ditadura chilena e o processo de reabertura democrática no país.

Larrain é produtor de Uma mulher fantástica, assinado por Sebastián Lelio. O grande vencedor da noite, que levou o prêmio de Melhor Filme, Melhor Diretor e outras duas estatuetas, foi A Forma da Água, do diretor mexicano Guillermo Del Toro.