Venezuela recebe 15ª Cúpula da Alba que reúne América Latina e Caribe

 Começou nesta segunda-feira (5), no Palácio de Miraflores, a sede do governo venezuelano, a 15 ª edição da cúpula da Alba (Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos). Os presidentes da América Latina e Caribe que participam do evento, exigem respeito à soberania da Venezuela e seu sistema político.

Raúl Castro - Chancelaria venezuelana

O encontro de líderes progressistas acontece em meio às tentativas dos Estados Unidos, e outros Estados neoliberais latino-americanos, de desestabilizar o governo de Nicolás Maduro. Portanto, uma das pautas é o direito à autodeterminação do povo venezuelano.

Como o encontro começou um dia depois do aniversário de cinco anos da morte de Hugo Chávez, os dirigentes progressistas também vão destacar o legado do ex-presidente venezuelano para a conquista à soberania da América Latina.

Entre os chefes de Estado que já chegaram para o encontro estão Evo Morales, da Bolívia; Raúl Castro, de Cuba; e Daniel Ortega, da Nicarágua. Os outros países membros enviaram seus diplomatas e chanceleres.

Fora a questão da Venezuela, os participantes debatem os avanços obtidos nos últimos anos na América Latina e Caribe sob o comando de dirigentes progressistas e o impacto da ofensiva da direita sobre estes direitos conquistados.

Paralelo à Cúpula, acontece a Jornada Mundial de Solidariedade com a Venezuela, que reúne líderes de movimentos sociais de diversos países. O objetivo é debater caminhos para a crise política e econômica que afeta o povo venezuelano.