Cineclube Outubro estreia com filme Rosa Luxemburgo

O Cineclube Outubro estreia sua programação especial com o filme Rosa Luxemburgo, de Margarethe Von Trotta. A exibição será na quarta-feira (07), às 19h30, no MIS Campinas.

LUXEMBURGO

Nascida na Polônia e doutora em Ciências Econômicas, Rosa Luxemburgo torna-se uma das grandes líderes do movimento operário revolucionário alemão, adere ao Partido Social-Democrata alemão em 1898 e em 1914, rompe com essa agremiação. Rosa, a Vermelha, como era conhecida, visceralmente internacionalista e antibelicista condena como uma traição o apoio dos social-democratas à deflagração da Primeira Guerra Mundial.

Ao lado de Léo Jogiches, o amante e do revolucionário Karl Liebknecht, junto com o qual fundou a Liga Spartakus, embrião do futuro Partido Comunista Alemão, a militante se embrenha cada vez mais no movimento de massas, passando longos períodos na prisão.

O filme é uma produção Alemanha, de 1986 e tem 122 minutos de duração. O Museu da Imagem e do Som de Campinas está localizado na rua Regente Feijó, 859 – centro, e a entrada é franca.