IFES e movimentos sociais promovem juntos agenda para o Mês da Mulher

As celebrações do Mês da Mulher na rede federal de ensino tiveram início na manhã de hoje, com a Abertura do Março Mulher Institucional 2018. Promovido pelo SINT-IFESgo, em parceria com a Adufg, DCE-UFG, APG-UFG, UFG, IFG e IF Goiano, as atividades tem o objetivo de promover um debate e desenvolver ações para combater o machismo, tanto de forma geral como institucional.

IFES e movimentos sociais promovem juntos agenda para o Mês da Mulher

A abertura contou com representações das Reitorias da Instituições Federais de Ensino de Goiás e das entidades do movimento sindical e social. Em seguida, foi promovida uma palestra com a Profª. da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, Drª. Luciene Dias, com o tema: “Mulher, Representatividade e o Institucional como espaço público”.

A coordenadora de Assuntos Étinico-Raciais, Gêneros e Diversidade Sexual do SINT-IFESgo, Michely Coutinho, representou a entidade no evento e ressaltou a união de esforços de diferentes setores para a promoção das atividades do mês de março. “Essa é uma aliança das instituições de ensino e dos movimentos sociais em torno do compromisso de combate a qualquer discriminação, aos assédios que acontecem dentro das instituições. É a busca da equidade de gênero, seja nos cargos de gestão, seja de qualquer relação que acontece dentro da UFG, IFG e IF Goiano”, destacou.

Michely falou também sobre a programação de atividades que ocorrerão ao longo do mês. “O foco dessa semana é o ato de rua no dia 8 de março, em frente à Assembleia Legislativa de Goiás. Lá iremos concentrar o movimentos sociais e sindicais, do campo e da cidade, para dizer não ao desmonte das políticas públicas que acontece no país e que coloca Goiás num ranking inaceitável de violência contra a mulher e de feminicídio. Ainda no dia 8 teremos uma quinta especial na sede social com a cantora Fabrícia Eges. Além disso realizaremos, no dia 13, um debate no Hospital das Clínicas sobre o adoecimento no trabalho e gênero. No dia 27 iremos promover o debate ‘Feminismos em 2018: balanços e perspectivas’ que irá fazer um balanço da nossa atividade no movimento sindical e também o lançamento do GT diversidade dentro do SINT-IFESgo”, concluiu.

Fonte: SINT-IFESgo