Mulheres cearenses vão às ruas por mais direitos e democracia

Nem chocolate nem flores: as mulheres cearenses ocuparão as ruas de Fortaleza na próxima quinta-feira (08), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, para lutar por sororidade, promover o empoderamento feminino e reivindicar os direitos das mulheres no trabalho e na sociedade.

Mulheres cearenses vão às ruas por mais direitos e democracia

Dentro da programação, entidades como a Frente Brasil Popular, PCdoB, UBM, UJS, UNE, UBES, UNEGRO, FBFF, CTB, Cebrapaz e outras frentes dos movimentos sociais estarão unidos no ato unificado, com concentração a partir das 8h, na escadaria da Faculdade de Direito da UFC, em frente à Praça da Bandeira. Na pauta da manifestação, a defesa da igualdade de gênero, a resistência ao golpe em curso, pelo fim da violência contra as mulheres, contra as reformas e por democracia.

Homenagens

Além do ato unificado, a Câmara Municipal de Fortaleza e a Assembleia Legislativa do Ceará realizarão solenidades em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Em ambas, mulheres com atuação de destaque serão homenageadas.

Atendendo ao requerimento conjunto das deputadas estaduais Augusta Brito (PCdoB), Fernanda Pessoa (PR), Rachel Marques (PT), Mirian Sobreira (PDT), Aderlânia Noronha (SD), Bethrose (PMB) e Doutora Silvana (MDB), a Assembleia Legislativa do Ceará realiza na próxima quarta-feira (07), a partir das 11h, Sessão Solene para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Dentre as homenageadas, Nágyla Maria Galdino Drumond, militante feminista e comunista, professora e cientista Social (UECE), mestre e doutoranda em Sociologia (UFC), secretária Estadual de Mulheres do PCdoB-CE. Além dela, a professora Jaira Rocha Alcântara, servidora pública, presidente do Conselho Municipal de Direitos de Mulheres de Pacatuba, coordenadora da UBM no mesmo município e membro da Comissão de Mulheres do PCdoB-CE; e a médica hematologista Luciana Maria de Barros Carlos, diretora geral do Hemoce.

Já na Câmara Municipal de Fortaleza, a solenidade será na quinta-feira (08), a partir das 19h, e também é proposta pela bancada feminista da Casa. Cada parlamentar propõe o nome de mulheres para serem homenageada. As indicações da vereadora Eliana Gomes (PCdoB) são Francileuda Soares, militante dos movimentos sociais e das causas feministas, vice-presidente da Associação dos Hemofílicos do Ceará, dirigente do PCdoB-CE e presidente estadual da UBM; e a assistente social Maria Goretti de Sousa Melo, especialista em combate a violência contra crianças e adolescentes, atuou em entidades como FUNCI, Conselhos Tutelares, COMDICA, Conselho Municipal de Assistência Social e Habitafor. Elam participou ainda de nos movimentos sociais como a ONG Socorro Abreu e UBM. Atualmente, Goretti está na Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, atendendo a população de moradores de rua no Centro Pop Centro.

Serviço

Programação – Dia Internacional da Luta da Mulher

Dia 7 de Março (quarta-feira), às 11h

Sessão Solene na Assembléia Legislativa do Ceará.
Homenageadas: Nágyla Maria Galdino Drumond, Jaira Rocha Alcântara e Luciana Maria de Barros Carlos.

Dia 8 de Março (quinta-feira)

– concentração às 8h, nas escadarias da Faculdade de Direito da UFC, com caminhada pelas ruas do Centro.
Ato unificado: Mulheres em defesa de direitos e democracia.

– Sessão Solene na Câmara Municipal de Fortaleza, a partir das 19h
Homenageadas: Francileuda Soares e Maria Goretti de Sousa Melo