Confira as manifestações do dia 8 de março em seu Estado

Contra o retrocesso e pela vida das mulheres brasileiras as trabalhadoras em atos conjuntos com movimentos sociais saem ás ruas do Brasil nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. “O Brasil continua sendo um dos países mais violentos, onde a cada 2 horas ocorre um feminicídio”, alertou Celina Arêas, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB. Ao lado das bandeiras históricas do movimento está a luta contra o desmonte pós golpe das políticas públicas de gênero.

Manifestação de mulheres no rio de janeiro - Bruno BOu/CUca da UNe

Confira a agenda:

Amazonas

Com o tema “Paralisação Internacional das Mulheres: perdas de direitos? Eu não aceito”, as amazonenses se concentram na Praça da Saudade, no centro de Manaus, às 15h. “A nossa luta é pelo bem viver de todas e todos e contra os retrocessos promovidos por esse governo ilegítimo”, diz Nailée Santos, secretária da Mulher da CTB-AM. Ela conta que o ato será unificado.

Bahia

As baianas realizam manifestações em diversos municípios do estado. Na capital Salvador, a concentração se dará na Praça da Piedade, às 13h.

A manifestação que promete ser grande une todas em defesa da emancipação feminina, pelo fim da violência contra a mulher, contra o racismo, o machismo, o ódio, a intolerância religiosa e todas as discriminações de gênero.

Ceará

Grande manifestação em Fortaleza, na Praça da Bandeira, com concentração ás 8h30 da manhã.

Distrito Federal

As brasilienses se unem para a vida das mulheres ser respeitada. “Ao mesmo tempo lutamos contra o golpe de Estado que acabou com a democracia e com os direitos da classe trabalhadora, em especial das mulheres e dos negros”, afirma Berenice Darc, secretária da Mulher da CTB-DF. A manifestação começa em frente ao Museu Nacional da República, no centro de Brasília, às 14h.

Maranhão

A secretária da Mulher da CTB-MA, Sandra Maria Ferreira Gonçalves explica que a conjuntura e a repressão às mulheres, “determina a nossa unidade para sermos mais fortes porque a violência já extrapola o impensável”.

As maranhenses se concentram em frente ao Colégio Liceu Maranhense, no centro da capital São Luís, às 15h30. A CTB e todas as centrais sindicais marcham juntas pelo bem viver e pela cultura da paz.

Minas Gerais

A CTB-MG participa ativamente junto com o Fórum Estadual das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais de Minas Gerais das manifestações do 8 de março – Dia Internacional da Mulher – unificado com os movimentos sociais.

“Todas juntas para derrotar a opressão, a desigualdade e a violência”, diz Alaíde Moraes.

“Temos manifestações em todo o estado no campo e na cidade pela renovação do Congresso Nacional nesta eleição, principalmente aumentando a bancada feminina para combatermos os retrocessos em nossos direitos”, conclui.

As mineiras tomam a Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, a partir das 10h da manhã, com extensa programação, onde ocorrem debates, apresentações culturais e muita reflexão sobre como acabar com o machismo.

Pará

A concentração das paraenses começa às 8h30, na sede do INSS, na avenida Nazaré, no centro de Belém. Com ato unificado e caminhada pelas ruas da cidade. Atividades com falas, manifestações artísticas, muita animação e muita reflexão sobre o empoderamento das mulheres.

Paraná

Acompanhe toda a programação aqui.

A CTB-PR participa juntamente com as outras centrais sindicais e com os movimentos sociais dos atos ao longo do Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (8), no centro de Curitiba e em diversos municípios.

A concentração para a grande marcha acontece na Praça da Mulher Nua, a partir das 16h30. As mulheres saem pelas ruas da capital paranaense às 18h15 e encerram o ato com show do grupo feminista Horrorosas Desprezíveis na Boca Maldita.

Rio de Janeiro

As cariocas prometem um grande ato unificado para tomar a capital fluminense, com o tema “Mulheres na luta por uma democracia feminista e popular”. De acordo com Kátia Branco, as mulheres do Rio de Janeiro estão mais unidas do que nunca “contra a intervenção militar no estado, contra os retrocessos, em defesa da vida das mulheres e contra a cultura do estupro”.

A concentração da marcha unificada ocorre na Candelária, às 16h. “Este 8 de março promete. Vamos bagunçar o coreto do machismo e balançar o patriarcado. Vamos á luta para conquistar nossos espaços".

Rio Grande do Sul

A CTB-RS une-se às trabalhadoras do campo e da cidade e realiza grande ato unificado no Dia Internacional da Mulher em Porto Alegre, nesta quinta-feira (8), a partir das 7h da manhã. “Marchamos contra as reformas trabalhista e da previdência, que aprofundam as desigualdades sociais, atingindo diretamente as mulheres”, afirma Lérida Pivoto Pavanello, secretária da Mulher da CTB-RS.

A concentração da grande caminhada pelo centro de Porto Alegre começa às 17h, na Esquina Democrática. A participação de todas e todos é fundamental.

Santa Catarina

As trabalhadoras de Santa Catarina começam as manifestações às 8h da manhã no Largo da Alfândega, centro de Florianópolis. “O nosso ato pretende mostrar a importância de a mulher ocupar os espaços públicos”, diz Valfrida de Oliveira, secretária da Mulher da CTB-SC.

“Estaremos debatendo todos os temas que possam nos levar a reflexões sobre como melhorar a vida das mulheres”, acentua. A marcha pelas ruas da capital catarinense começa às 17h.

São Paulo

As paulistanas se concentram na Praça Osvaldo Cruz, às 16h. Em seguida saem em marcha pela avenida Brigadeiro Luís Antonio para encontrar as educadoras e educadores municipais de São Paulo e marcharem até a avenida Paulista, encerrando o ato em frente ao gabinete da Presidência da República.

“Lutamos pela volta da democracia, pela revogação da reforma trabalhista, pelo engavetamento da reforma da previdência, contra a cultura do estupro, a discriminação, o assédio sexual no transporte público, nas ruas e no ambiente de trabalho”, conta Gicélia Bitencourt, secretária da Mulher da CTB-SP.

Sergipe

Mulheres na luta e resistência contra a violência, por direitos e democracia. Esse é o lema da manifestação pelo Dia Internacional da Mulher em Aracaju, marcada para esta quinta-feira (8), a partir das 7 horas, no Terminal do Distrito Industrial (DIA), zona sul da capital sergipana.

Após panfletagem, as feministas caminham até o Palácio dos Despachos onde será entregue uma carta ao governador sergipano com diversas reivindicações pelos das mulheres.