Confira livros da editora Anita que tratam da questão de gênero

A editora Anita Garibaldi colocou em promoção um conjunto de livros. Muitos tratam da questão de gênero. A Mulher, o Estado e a Revolução; As Moças de Minas; Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil e As Faces do Feminismo são alguns deles.

anita

Escrito por Wendy Goldman, historiadora e professora da Universidade Carnegie Mellon (EUA), especializada em estudos sobre a Rússia e a União Soviética, a A Mulher, o Estado e a Revolução ganhou o Berkshire Conference Book Award ao examinar as mudanças sociais pela qual passou a sociedade soviética nas duas primeiras décadas pós-revolução, com foco nas mulheres, e na relação que estabeleceram com o Estado revolucionário.

As Moças de Minas, do jornalista e escritor paranaense Luiz Manfredini narra a dramática história de cinco jovens estudantes presas e torturadas em Belo Horizonte, em 1969, por sua luta contra o regime militar. Transformadas em operárias e camponesas, buscavam despertar os trabalhadores para a transformação do Brasil, até que o braço implacável da repressão política as alcançou.

Por meio de seu Núcleo de Opinião Pública (NOP), a Fundação Perseu Abramo em parceria com a fundação alemã Rosa Luxemburg realizou a pesquisa Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil – Intolerância e Respeito às Diferenças Sexuais. O objetivo da pesquisa e do livro Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil é identificar e medir o preconceito contra a população LGBT considerando a percepção da própria comunidade e da sociedade em geral.

As faces do feminismo, de Loreta Valadares, reúne artigos e intervenções da autora, após a realização do XI Congresso do PCdoB. Loreta considerava que era longo caminho a percorrer, por isso debruçou-se sobre questões antigas e atuais relativas às discriminações específicas, na tentativa de desvendar véus e brumas para fazer avançar a luta. Loreta foi presa, brutalmente torturada em 1969, resistiu às torturas e aos torturadores. Viveu na clandestinidade após a saída da prisão, e devido às perseguições, exilou-se na Argentina e na Suécia, retornando ao Brasil após a Anistia.

Confira todas as publicações e promoções da Editora Anita Garibaldi.