Aliados de Temer sinalizam apoio à pré-candidatura de Maia

Partidos que formam a base do governo de Michel Temer sinalizaram nesta quinta-feira (8) apoio à pré-candidatura do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao Palácio do Planalto.

Maia - Cleia Viana/Agência Câmara

Na convenção do DEM, membros do PP, PR e Solidariedade fizeram discursos com a mensagem de que têm "esperança" na candidatura do parlamentar e que estarão "a seu lado" enquanto o deputado percorrer o país. Dirigentes do MDB (Romero Jucá), do PSC (Pastor Everaldo Pereira), do Avante (Luis Tibé), do PHS (Marcelo Aro) e do PRB (Marcos Pereira) também estiveram presentes.

"Nós, do Partido Progressista, temos muita esperança em você, de você empenhar nossas bandeiras. Sei que você vai percorrer esse país e os progressistas estarão ao seu lado", disse o presidente do PP, Ciro Nogueira (PI).

Segundo Paulinho da Força, dirigente do SD, Maia precisava "unir esses partidos" e "representar o novo nas eleições".

De olho no futuro

“A nossa ideia é produzir a construção de um projeto para o futuro que olhe a mudança que a política precisa fazer, que a sociedade espera, a redução de gastos desnecessários, o enfrentamento claro da burocracia brasileira”, afirmou Maia ao chegar ao evento, realizado na Câmara dos Deputados.

Ao anunciar Maia como pré-candidato, o novo presidente da sigla e prefeito de Salvador, ACM Neto, elogiou a capacidade de diálogo de Rodrigo Maia e disse que ele foi "decisivo para a manutenção da estabilidade democracia deste país".

"Confiamos inteiramente num homem público que começou a sua vida política nesse Parlamento, cresceu nos momentos de diversidade. Um homem que foi decisivo para a manutenção da estabilidade democrata deste país. Porque ele teve responsabilidade, maturidade, teve a capacidade de abrir o diálogo com todas correntes, esse partido se refunda para abrir o diálogo com o país", discursou ACM Neto.

Em seu discurso, Maia disse que quer "construir com o povo brasileiro um pacto para rompermos com o que há de velho e atrasado na política brasileira".

Após o evento, Maia disse à imprensa que sua candidatura vai “decolar” apesar de pesquisas de opinião recentes atribuírem a ele 1% das intenções de voto. Segundo afirmou, não há “plano B” no partido.

Da “Ponte para o futuro” para “O Brasil que vai dar certo”

Durante a convenção, ACM Neto leu um manifesto, intitulado "O Brasil que vai dar certo", com as prioridades na área econômica e social para o país.

Com críticas aos governos petistas, o DEM se apresenta no documento como um partido do centro democrático. Com um discurso liberal, defende o “papel regulatório e incentivador do estado, desde que não sufoque os esforços individuais e empresariais”.

No manifesto, o partido prega a “eficiência máxima do gasto público” e afirma que “a melhor política de estado é a que cria mecanismos para emancipar a população mais carente da pobreza, e não aquela que, movida por interesses eleitorais, faz da população uma eterna refém do populismo e do personalismo”.

Em janeiro, Rodrigo Maia, durante viagem a Washington, disse que o Bolsa Família “escraviza” as pessoas por considerar que o programa de transferência de renda causa uma “dependência” dos beneficiários.