"Agora são Elas": Coletivos de mulheres aliam música e resistência

Passado o Dia Internacional da Mulher, continuam a programação e a luta feminina e feminista. Com a busca diária e constante de afirmação, seguem as atividades do mês de março dedicado às causas das mulheres. E uma dessas atividades propõe a celebração de aniversário de um ano do Coletivo Nós VOZ Elas aliando a reflexão crítica sobre as questões pertinentes ao gênero feminino, à arte e sua inserção na sociedade.

“Agora são Elas”: Coletivos de mulheres aliam música e resistência

A “ação reflexiva-cultural” que promete envolver várias mulheres será no próximo sábado (17), no Cena Casarão (Rua Floriano Peixoto, 1437 – Centro). A ideia é expandir a adesão do Coletivo Nós VOZ Elas com a colaboração de outros coletivos de mulheres artistas. Na programação, rodas de conversas e oficina durante o dia e a noite a parte cultural.

A partir das 13h, acontecerá a oficina “O Corpo como Instrumento”, com Lenina Silva e Amanda Nunes como facilitadoras. A inscrição pode ser feita através do LINK. As rodas de conversa serão sobre “Visibilidade Trans” (13h), “Desconstruindo o feminino na música brasileira” (14h45) e “Mulheres na Arte: desafio e empoderamento” (16h15). Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível. O arrecadado será doado para mulheres de alguma instituição ou movimento. Haverá ainda exposição de fotografias e de telas. Já à noite, a partir das 18h30, o evento contará com apresentações de bandas formadas por mulheres.

A cantora Jord Guedes, uma das anfitriãs e idealizadoras do encontro, reforça a necessidade de uma maior união de todos e todas para a realização do encontro. Em texto colaborativo, o coletivo reforça que, “para que possamos atingir mais mulheres e esta movimentação se torne realidade, são necessários recursos financeiros. Se você acredita na força motora da mulher na sociedade e na necessidade de que cada vez mais nos juntemos para fortalecermos esta força, pode contribuir para que este evento se realize”, reforçam. Estão disponíveis contas que receberão doações no valor que as pessoas puderem colaborar.

Mais

O Coletivo Nós VOZ Elas vem da inquietação de algumas artistas de Fortaleza que se (re)uniram para fazer ecoar suas vozes e instrumentos para além de seus projetos musicais individuais. A celebração/reflexão sobre o dia 08 de março de 2017 foi o mote para a germinação de um coletivo de mulheres que buscam maior inserção nos cenários artísticos, historicamente protagonizados por homens, e que está para além do Dia Internacional da Mulher.

O Coletivo conta hoje com a participação das mulheres cantoras, compositoras, instrumentistas: Amanda Nunes, Eliahne Brasileiro, Lenina Silva, Lídia Maria, Luiza Nobel, Janaina de Paula, Jord Guedes, Marina Cavalcante, Mel Matos e Thais Costa.

Serviço

Agora são Elas

Data: Sábado (17/03)
Local: Cena Casarão (Rua Floriano Peixoto, 1437 – Centro)

Programação

Oficina: “O Corpo como Instrumento”, com Lenina Silva e Amanda Nunes – a partir das 13h

Rodas de Conversa:
– “Visibilidade Trans”, com Helena Vieira, a partir das 13h
– “Desconstruindo o feminino na música brasileira”, com Jord Guedes – a partir das 14h45
– “Mulheres na Arte: desafio e empoderamento”, mediação do Coletivo Nós VOZ Elas – a partir das 16h15.

Inscrições: [email protected]

Contas disponíveis para doações:
Banco do Brasil: Jordianne Moreira Guedes – Agência: 3589-0 / Conta Corrente: 10.346-2
Bradesco: Amanda Cristine Nunes de Souza – Agência: 607-6 / Conta Corrente: 16.353-8