Marielle, presente: Velório reúne milhares e novo ato acontece às 17h

Desde as 11h desta quinta-feira (15) a Cinelândia, no Rio de Janeiro, foi ocupada por dezenas de pessoas que prestavam homenagem a vereadora do Marielle Franco (PSOL-RJ) assassinada nesta quarta (14). A frase “Marielle, presente!” é entoada com força pelos presentes que pedem justiça e cobram agilidade na apuração do crime.

Ato Velório Mairelle Franco - Mídia Ninja

Na manhã desta quinta-feira (15), uma multidão de pessoas entoaram as frases “Marielle, presente!” e “Luto e Luta” na homenagem prestada à Marielle Franco (PSOL-RJ) assassinada brutalmente na noite desta quarta (14). Este foi apenas o primeiro ato do dia, a partir das 17h diversas capitais se mobilizarão para prestar mais homenagens a vereadora. Confira aqui os locais e horários.

Durante esse primeiro ato na Cinelândia, os manifestantes pediram justiça, celeridade na investigação e punição aos responsáveis pela morte da vereadora. Segundo Luana Bonone, jornalista que acompanha a mobilização, desde às 11h30 a Cinelândia ficou cheia de pessoas.
Em meio às manifestações de carinho, algumas pessoas assumiram o microfone para suas falas. A estudante Fernanda Werner, de 16 anos, fez questão de ir até a Câmara Municipal do Rio para prestar sua homenagem à vereadora com uma fala vibrante.

“A melhor forma de homenagear a Marielle é continuar a luta dela. Está sendo muito difícil”.

Foto: Mídia Ninja

O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) afirmou que a morte de Marielle fere a democracia, os direitos humanos, a juventude e as mulheres. Ele disse esperar que a polícia apure o crime e descubra os responsáveis.

O corpo da vereadora chegou à Câmara Municipal de Vereadores, na Cinelândia, por volta das 14h30 sob fortes aplausos. Ela era aguardada ao som de "Eu sozinha ando bem, mas com você ando melhor, companheira me ajuda, que eu não posso andar só", cantado pela multidão.

O nome do motorista Anderson Pedro Gomes também foi entoado. No momento da chegada dos corpos, os manifestantes fizeram um corredor para a passagem dos caixões para a Câmara Municipal, onde aconteceu o velório que foi reservado aos familiares e convidados. Por conta da brutalidade do crime, o caixão ficou fechado na cerimônia.

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj ao lado da vereadora, ajudou a carregar o caixão de Marielle. Ele estava muito emocionado. Em nota, Freixo destacou que o momento é de dor e indignação e que a atuação de Marielle como vereadora e ativista dos direitos humanos orgulha toda a militância do PSOL e será honrada na continuidade de sua luta.

Foto: Mídia Ninja

De acordo com Luana, ainda durante o ato, houve uma homenagem da frente de Evangélicos pelo Estado Democrático de Direito, com fala de diversos pastores, foi cantada a internacional pelos presentes, além de diversas homenagens, com cartazes e jograis.

Os participantes do ato também pediam por apuração imediata e rigorosa do crime. A Câmara ficou repleta de flores e, apesar da Cinelândia ter esvaziado um pouco na tarde desta quinta, as pessoas agora começam a reunir para o novo ato que deve começar às 17h na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que terá falas de representantes dos movimentos sociais, de partidos e de parlamentares que prestarão solidariedade à Marielle.

Após a cerimônia na Câmara dos Vereadores, o cortejo com os caixões de Marielle e do motorista Anderson Pedro Gomes seguiu para a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), onde acontecerá a nova mobilização.