PCdoB lança pré-candidatura de Anderson Alves a Deputado Federal

O Partido Comunista do Brasil anunciou na última sexta, 16, a pré-candidatura do vice-prefeito de Currais Novos, Anderson Alves, à deputado federal. O lançamento ocorreu em meio às comemorações dos 96 anos do PCdoB no município e contou com a presença de familiares, amigos e correligionários.

Além da direção estadual do PCdoB, dirigentes do Partido de Campo Grande, Lagoa Nova e Jardim do Seridó prestigiaram o evento, que contou ainda com representantes do PHS, PDT, e do PT, além do prefeito de Currais Novos, Odon Júnior.

Em discurso emocionado, Anderson fez um panorama das dificuldades atuais do Brasil e projetou mudanças para o futuro na perspectiva de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.

“Quanta responsabilidade! Ser um dos porta-vozes do partido mais antigo da história republicana do Brasil, que agora em março completa 96 anos! A maior parte desse período viveu na clandestinidade e sofre grandes ameaças daqueles que tem medo que o povo compreenda o Projeto de Nação que defendemos pra nossa pátria. É sim o Partido mais antigo do Brasil! Porém o mais renovado, do ponto de vista das ideias! E quantos de nossos camaradas nossos tombaram lutando por um mundo melhor? O PCdoB é o Partido de Jocsã Cerqueira. O Partido de Anchieta Lopes. O Partido de Marcos Dionísio, o nosso saudoso Mosquito. Também é o Partido de Glênio Sá e Alírio Guerra. Bravos camaradas que nos deixaram cedo e de forma repentina, cabendo a nós que ficamos honrar a história e o legado desses grandes Potiguares!”, afirmou.

Abaixo o discurso na íntegra:

Camaradas,

Quantas dúvidas permeiam agora, neste momento, a consciência dos brasileiros?
Vejo que é difícil contabilizar, mas a resposta para maior parte delas se encontra em outra pergunta que também passeia com frequência no nosso imaginário:
QUE BRASIL QUEREMOS?
O número de indagações é relevante, entretanto a quantidade de certezas é ainda maior e pode nos ajudar na formulação de uma resposta. Só podemos vislumbrar o futuro tendo ciência dos elementos do nosso presente. E é exatamente neste presente que se encontra a maioria das certezas que nos levam a enxergar o que vem pela frente.
A principal certeza que temos é exatamente o descrédito da Nação na mediação de seus conflitos através da Democracia. Tão jovem democracia que ressurgiu há 30 anos sob a égide de um conjunto de direitos e garantias fundamentais norteadas pelos princípios da Soberania, da Cidadania, da Dignidade da Pessoa Humana, da valorização social do Trabalho e da Livre Iniciativa, e da diversidade do pensamento político.
A Constituição de 88, até os dias atuais, é desconhecida por cerca de 78% dos brasileiros e brasileiras. E disso decorre mais uma certeza que temos do porquê que é tão desrespeitada a nossa Lei Maior, inclusive pelo órgão supremo do Poder Judiciário que dela deveria ser guardião.
A partir disso é possível enfileirar outras certezas que se constatam no nosso presente.
É certo que todo o Poder emana do povo. Mas também é certo que não é nome dele que está sendo exercido. E a prova disso é que, se o contrário fosse, o “grande acordo nacional, com Supremo, com tudo” não teria se viabilizado e não estaríamos assistindo a profecia de Jucá ser concretizada.
Outra certeza é que o Brasil é hoje um país com 12,7 milhões de desempregados, o que quer dizer que a cada 4 pessoas em idade ativa, pelo menos uma está fora do mercado de trabalho. No Nordeste, essa proporção é ainda maior. Quarenta por cento desse contingente é de jovens de 16 a 29 anos. E, claro, as mulheres são as principais afetadas.
A Reforma Trabalhista aprovada em 2017, COM O APOIO DE 5 DEPUTADOS E 2 SENADORES DO RIO GRANDE DO NORTE, fez as relações de trabalho retrocederem ao início do século passado e os efeitos disso já começam a ser sentidos de agora. Como exemplo, podemos citar a recente greve dos vigilantes que tiveram seus direitos duramente ameaçados nas negociações coletivas de 2018.
A informalidade, a insegurança no dia de amanhã, e a redução da renda dos trabalhadores são fatores decisivos que prejudicam o consumo e, por consequência, travam a economia. A chamada “modernização trabalhista” foi a maior MENTIRA do ano passado, e essa é mais uma grande certeza!
A sensação de insegurança atinge 70% dos brasileiros e mais de 150 pessoas são mortas por arma de fogo TODOS OS DIAS. Vergonhosamente o Rio Grande do Norte é o segundo Estado mais violento do Brasil. De acordo com a ONU, a guerra entre traficantes, a invasão policial e a alta densidade populacional pioram a qualidade de vida nas periferias.
A proposta de armar a população em resposta à ineficiência do Estado para promover a Segurança Pública, não passa de uma bravata de quem não tem propostas para o Brasil e desconhece, ou ignora, que os países mais desenvolvidos do mundo estão investindo na ampliação dos serviços públicos como resposta à constatação de que não é com mais violência que se resolve os conflitos já existentes.
Vejamos o caso mais recente dos Estados Unidos (que arma sua população para favorecer uma indústria bélica) onde MAIS UMA VEZ se repetiu a história de um jovem que invadiu a escola com um fuzil e abateu dezenas de estudantes.
Os interesses estrangeiros de fazer o Brasil voltar à condição de colônia NUNCA saíram de pauta. Na verdade, estavam só esperando o momento adequado para ser colocado na ordem do dia e disparar novamente o bote sobre as nossas riquezas.
Orientaram e favoreceram grupos e personalidades ANTIPATRIÓTICAS para sabotar o sistema republicano, rasgar a Constituição que reza pela Soberania da Nação, e fazer o Brasil voltar a ser um mero exportador de Commodities, AJOELHADO perante as grandes potências do Capital.
Estão minando setores estratégicos da nossa Economia, erradicando os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, e entregando o NOSSO Patrimônio a troco de bolo para empresas Multinacionais. Patrimônios que custaram muito caro e demandaram muito tempo para serem descobertos, como o Pré-Sal, que iria financiar a Saúde e a Educação pública pelos próximos 50 Anos.
Pelo contrário, 7 DEPUTADOS E 2 SENADORES DO RIO GRANDE DO NORTE, deram sustentação à iniciativa do Governo Ilegítimo de Michel Temer de congelar os investimentos sociais pelos próximos 20 anos!
E por muito pouco não foi votada a famigerada Reforma da Previdência. Já ficou acordado que seria colocada IMEDIATAMENTE em votação após as eleições deste ano. Portanto, é só questão de tempo.
O suposto déficit na Previdência é decorrente exatamente do FRACASSADO modelo econômico neoliberal e do alto índice de desempregados. Quanto menos trabalhadores, mais pessoas amparadas pela Seguridade Social. Quanto menos pessoas contribuindo, mais igual é a proporção entre ativos e segurados.
Querem que o trabalhador contribua por, NO MÍNIMO, 40 anos, exatamente pra financiar uma isenção fiscal de 50 BILHÕES de reais por ano até 2040, para as petrolíferas internacionais como Shell, Esso e Chevron. Até lá será mais de 1 TRILHÃO de reais retirados de quem já não tem nada para enriquecer aqueles que já tem demais.
Essa é mais uma das absurdas certezas que temos no presente!
As Universidades que, como o próprio nome já diz, são ambientes que devem acolher o UNIVERSO de pensamentos que existem em uma Nação, estão sendo duramente atacadas e subfinanciadas. A autonomia universitária tem sofrido sucessivas afrontas do Estado Policialesco que começa a sair do baú onde foi trancado quando do fim da ditadura militar.
Um baú que de tão escondido que ficou depois do Regime, está permitindo que pessoas defendam INCONSEQUENTEMENTE a volta do Autoritarismo no Brasil. Defensores de uma tal “Escola Sem Partido”, na verdade defendem a Escola de Um Partido Só. O partido da falta de conhecimento. O partido da inexistência de pensamento. O partido da supremacia machista. O partido da opressão às minorias. O partido da intolerância, do desrespeito, e do preconceito.
Outra grande certeza é a de que, desde a sua concepção, na década de 80, o SUS é mal compreendido e atacado DIUTURNAMENTE por determinados grupos que acreditam que só pode ter acesso à Saúde quem puder pagar por ela.
Infelizmente os recursos colocados à disposição dos Estados e Municípios são insuficientes para implementação da política norteadora do SUS, diante de sua envergadura universal. Sua integralidade é comprometida pelo DESFINANCIAMENTO que vem ocorrendo desde que tomou o poder de assalto a QUADRILHA que hoje governa o Brasil.
O futuro do SUS é ainda mais desanimador, diante da estratégia adotada de EXPLODIR qualquer fonte duradoura e sustentável que possa financiar a Saúde Pública. Os principais prejudicados por estes horizontes são exatamente as crianças, as mulheres e os idosos.
Lutar por direitos tem sido gradativamente implantado na consciência do povo como iniciativa de desocupados e baderneiros. Quem se beneficia com o Status Quo, exerce forte influência sobre a opinião pública.
Reage de modo muito feroz a qualquer tentativa de discutir a responsabilidade dessa imprensa oligopolizada, que se utiliza do direito constitucional da liberdade de expressão e informação para MANIPULAR a consciência das pessoas. Empregam dois pesos e várias medidas na hora de levar a população ao conhecimento dos fatos.
Descaradamente, a grande mídia brasileira trabalha para CRIMINALIZAR os partidos (sobretudo os de esquerda) perante à opinião pública. Hostiliza qualquer pessoa que vá de encontro com seus interesses financeiros.
Desde o impeachment da Presidente Dilma que o trabalho do Congresso Nacional recebe cobertura integral e seletiva dos veículos de comunicação. Se por um lado o cidadão tem a oportunidade de conhecer o trabalho de um parlamentar, por outro, os espectadores ficam totalmente VULNERÁVEIS aos juízos de valor emitidos pelos comentaristas do jornalismo.
Juíz nenhum no Brasil decide contrariamente ao que a Globo deseja. A Globo… que se transformou num Império BILIONÁRIO exatamente no período em que não existia democracia no Brasil.
Eis então mais uma grande certeza!
Estes números, percentuais, estatísticas e projeções que aqui elenquei resultam de vasta pesquisa realizada antes de construir minha fala. Mas todas essas certezas estão ao meu alcance por uma razão muito simples:
assim como 99% dos brasileiros, eu também vivo este Brasil!
Não tenho segurança privada e não resido em condomínio fechado.
Sou usuário do Sistema Único de Saúde, e tenho prontuário que registra desde as primeiras vacinas na UBS Dr. Ferreirinha.
Já estive DESEMPREGADO, e já vi meus pais sem emprego.
Dividi muitas vezes com minha mãe a responsabilidade de distribuir TODAS as despesas mensais da nossa casa no orçamento de um salário mínimo.
Acompanhei de perto as dificuldades que ela enfrentou pra estudar e conseguir emprego depois do meu nascimento, quando ela ainda contava 17 anos de idade.
Os PRECONCEITOS que enfrentava por ter filhos e ser separada.
Ainda com 13 anos, aprendi a fazer salgadinhos de aniversário e entreguei panfletos comerciais para conseguir comprar uma roupa nova na Festa de Santana.
Com 16 anos tive meu primeiro emprego com Carteira Assinada.
Mas também sofri desempregado no primeiro ano da faculdade em Natal. Graças a Deus pude contar com o apoio da família.
Conquistei autonomia através dos estudos e de MUITO trabalho.
Sou fruto da Educação Pública, Gratuita, ÀS VEZES DE QUALIDADE, outras vezes não.
Fiz parte das PRIMEIRAS turmas da unidade descentralizada do antigo CEFET, que chegou à Currais Novos em 2006.
Cursei o ensino superior como BOLSISTA INTEGRAL do PROUNI, dividindo a mesma sala com filhos de Deputados, Juízes e Médicos.
Sou funcionário da CAERN desde de 2014, emprego conquistado por concurso público.
Então a vida me deu TANTAS lições, de que vale a pena se esforçar em busca daquilo que a gente sonha, que em 2016 Currais Novos me escolheu pra ser o seu VICE PREFEITO!
Quem poderia imaginar?
Hoje estou diante de mais um GRANDE desafio da minha vida. Apresentar ao povo do Rio Grande do Norte o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que o PCdoB defende para o Brasil.
Quanta responsabilidade!
Ser um dos porta-vozes do partido MAIS ANTIGO da história republicana do Brasil, que agora em Março completa 96 anos! A maior parte desse período viveu na clandestinidade e sofre GRANDES AMEAÇAS daqueles que tem medo que o povo compreenda o Projeto de Nação que defendemos pra nossa pátria. É SIM o Partido mais antigo do Brasil! Porém o mais RENOVADO, do ponto de vista das ideias! E quantos de nossos camaradas nossos tombaram lutando por um mundo melhor? O PCdoB é o Partido de Jocsã Cerqueira. O Partido de Anchieta Lopes. O Partido de Marcos Dionísio, o nosso saudoso Mosquito. Também é o Partido de Glênio Sá e Alírio Guerra. Bravos camaradas que nos deixaram cedo e de forma repentina, cabendo a nós que ficamos honrar a história e o legado desses grandes Potiguares! E o PCdoB escolheu como voz principal do Projeto de Nação que temos para o Brasil, EXATAMENTE, uma jovem, mulher, mãe!
Manuela D’ávila, a nossa pré candidata a Presidente da República!
Vejam o TAMANHO do desafio!
Outra GRANDE responsabilidade é a de carregar a bandeira de Currais Novos nessa missão!
Terra que já ofereceu ao Brasil e ao Rio Grande do Norte diversas personalidades que até hoje são lembradas e reconhecidas pelo legado que deixaram em solo potiguar!
Não tenho condições de MUNICIPALIZAR uma proposta que deve ser apresentada para o Brasil, na perspectiva do Rio Grande do Norte. Mas onde quer que eu vá, levarei comigo o COMPROMISSO de honrar a história de Currais Novos e a bravura do seu povo.
Terei o exemplo de José Bezerra Gomes, inquieto poeta regionalista;
Celestino Alves, progressista currais-novense de larga visão que na década de 50 já defendia a transposição do Rio São Francisco;
Maria do Céu Fernandes, e sua luta pela igualdade de gênero e de oportunidade e, ainda, com seu PIONEIRISMO de ser a primeira mulher eleita deputada no Rio Grande do Norte;
Monsenhor Paulo Herôncio, que acreditava na educação como alternativa para vencer a fome e a pobreza;
O Desembargador Tomaz Salustino, com seu espírito empreendedor e desenvolvimentista;
Siderley Menezes! Pra mim o MAIOR exemplo de ousadia e coragem, que sempre enxergou além do seu tempo e fez daqui a PRIMEIRA cidade do Nordeste a ter TV a Cabo!
E de tantos outros, famosos e anônimos, que por mais que tenham alçado voos distantes JAMAIS esqueceram que vieram de Currais Novos!
Aqui nasci, cresci, fui educado, construí laços de amizade, vivo atualmente, e viverei até os últimos dias que Deus me permitir!
Mas a pergunta que deixamos no início ainda não foi respondida…
QUE BRASIL QUEREMOS?
Já sabemos o que temos. Resta saber o que teremos!
Duvido muito que alguém aqui ou em qualquer canto esteja realizado com esta triste situação.
Desemprego, insegurança, instabilidades políticas e jurídicas, intolerância, saúde e educação ainda mais ameaçadas.
Todo mundo concorda que é preciso mudar! Não concorda?
MAS QUE MUDANÇA QUEREMOS?
Esta é mais uma dúvida que transita entre os brasileiros. Tantos que hoje, entorpecidos pela fumaça escura do medo QUE ALGUNS TENTAM TRANSFORMAR EM ÓDIO, só conseguem ver saídas para o Brasil retrocedendo ao passado autoritário e neoliberal, comprovadamente fracassados no mundo inteiro.
Em 500 anos, o Brasil viveu momentos de glória e de progresso! Mas sempre que o povo protagonizou esse avanço, interesses externos colocaram em xeque a nossa Soberania e aplicaram diversos golpes contra a nossa Democracia.
Fizeram Getúlio Vargas cometer suicídio, com esse MESMO discurso do mar de lama formado pela corrupção.
Depuseram Jango, com essa mesma conversa de que o Brasil estaria ameaçado pelo Comunismo.
Arrancaram Dilma por um golpe misógino, aplicado por um parlamento de machos, todos brancos e ricos. O Parlamento de Romero Jucá, que avexado pra estancar a sangria, prometeu que bastava tirar a Dilma que o Brasil começaria a mudar.
E mudou. Pra muito pior!
Agora querem prender e impedir Lula de ser candidato no mais absurdo julgamento de exceção visto na história desse País.
Então que tipo de mudança nós, brasileiros, queremos?
Vamos acreditar de novo que existe um caçador de marajás que vai salvar a Pátria?
Vamos acreditar novamente nesta lorota de que é preciso cortar gastos para recuperar a economia?
Cortar gastos pra quem?
Será para as grandes corporações ou grandes grupos empresariais?
Qual país do mundo cresceu diminuindo os investimentos em educação, saúde, infraestrutura, ciência, tecnologia e inovação?
Continuaremos com o complexo de vira-latas, explicado por Nelson Rodrigues?
Nós precisamos fazer com que o Brasil volte a ser respeitado no exterio!
Precisamos parar de virar as costas pra América Latina se ajoelhando perante o Império que quer nos impor a condição de colônia.
Precisamos que o Estado se comporte como a mola propulsora do Desenvolvimento Econômico e que lidere a divisão justa das riquezas geradas.
Nenhum país do mundo cresce sem ordenar a livre iniciativa. Foi assim nos Estados Unidos, foi assim na Alemanha, foi assim na Coreia do Sul e é assim na China!
No Brasil, mais da metade daquilo que produzimos é colocada a serviço de uma dívida que ninguém ousa discutí-la.
PRESTEM BEM ATENÇÃO!
Enquanto faltam recursos para financiar a educação, a saúde, a segurança, a moradia, a pesquisa e outros setores estratégicos, o Governo Brasileiro direciona MAIS DA METADE do que produzimos pra pagar juros!
Porque pra isso não pode faltar dinheiro, na concepção neoliberal.
PRECISAMOS INVERTER ESSA LÓGICA!
E não adianta se iludir pensando que isso pode ser resolvido trocando o presidente, os governadores, ou os prefeitos.
Muito menos se resolve essa celeuma com ideias fracassadas no passado, como o autoritarismo da Ditadura Militar ou as benesses e privilégios que os descendentes de Dom. Pedro querem ter de volta quando defendem o retorno da Monarquia!
O nosso Estado deve ser o REPUBLICANO!
E povo deve ter em mãos o Poder de escolher o Governo, pelo sistema PRESIDENCIALISTA.
Não há saída para o Brasil fora da Democracia!
Precisamos debater saídas para o Brasil.
Precisamos inverter a lógica da economia neoliberal que prioriza os juros.
Precisamos discutir a relação entre os Poderes da República.
Precisamos definir o papel das instituições para que se limitem ao seu mister constitucional.
Precisamos entender que é possível acontecer tudo isso por um caminho que muita gente detesta sem saber o porquê.
É IMPOSSÍVEL resolver os nossos conflitos desprezando a POLÍTICA!
E temos vários exemplos que podem ser seguidos, de casos bem sucedidos que se concretizaram através de decisões políticas!
O Maranhão é hoje o Estado do Brasil que tem a maior perspectiva de desenvolvimento econômico. É lá que se paga o maior salário de Professor em inicio de carreira, precisamente R$ 5.750,00. O maior do Brasil.
Aracajú é a Capital do Estado mais violento do país, mas é reconhecidamente a Capital da Qualidade de Vida.
E em meio a toda essa violência que destrói o Rio Grande do Norte, desde maio do ano passado NÃO ACONTECE 1 ÚNICO HOMICÍDIO na Cidade De Currais Novos! Estamos rezando e trabalhando para que possamos comemorar esse aniversário que está próximo!
Mas tudo isso que foi dito, o desenvolvimento do Maranhão, a qualidade de vida em Aracaju e a tranquilidade relativa da nossa Cidade, só foi possível por DECISÕES POLÍTICAS que foram tomadas!
Chegando ao fim, camaradas, eu tenho a dizer que as eleições deste ano serão marcadas pelo debate de dois projetos de Nação para o Brasil.
Há aqueles que defendem a manutenção dessa ideia de que o problema do Brasil são os brasileiros. Que o país não tem jeito. Que é preciso reduzir o tamanho do Estado. Que os direitos fundamentais precisam ser cortados. Que o bolo não pode ser dividido. Que não vale a pena acreditar na renovação. Que a Democracia está falida. E que o povo não tem condições de escolher o seu destino.
Esse Brasil eu não quero pra mim, nem pra vocês, nem pra minha linha descendente!
Há outro Brasil possível, diferente deste que temos hoje.
Um país em que haja desenvolvimento econômico e sustentável.
Em que haja oportunidades para que a nossa Juventude tenha mais de uma opção de vida.
Que se divida, NÃO A POBREZA (como alguns tentam confundir) mas a riqueza que é gerada por quem produz, em detrimento de quem prefere emprestar dinheiro a juros.
Um Brasil que se insira no contexto da quarta revolução industrial, a chamada Indústria 4.0!
Que continuemos a fortalecer a agricultura familiar e o Agronegócio, mas que para além de exportar alimentos e matérias-primas, exportemos conhecimento para o mundo!
É ESSE O BRASIL QUE QUEREMOS PRA RESPONDER A QUESTÃO DO INÍCIO!
Por isso defendemos que as forças progressistas do Brasil se reúnam em uma Frente Ampla e Popular que se engaje nesta luta pela retomada da Democracia, pela reafirmação da Soberania brasileira, pela retomada do Crescimento Econômico e Sustentável e pela promoção da igualdade de oportunidades com justiça social!
ESSE É O BRASIL QUE QUEREMOS!
Então, Camaradas! Se TODOS que aqui estão, e aqueles que tiverem acesso a esta mensagem, concordarem pelo menos em parte com estas colocações, devemos nos unir em busca deste objetivo.
Não podemos aceitar que se elejam com o nosso voto, o voto dos trabalhadores e trabalhadoras, para ACABAREM com os nossos direitos.
Precisamos acreditar na BOA MUDANÇA!
Currais Novos já provou que vale a pena acreditar na renovação!
Por isso me entrego à vontade popular para pregar este Brasil que queremos em todo recando onde eu puder chegar.
E por acreditar que isso é possível, estou pré candidato a DEPUTADO FEDERAL pelo Rio Grande do Norte!
Muito obrigado, e vamos à luta!