Manuela e Alice estão entre as "8 mulheres incríveis da política"

Diante da repercussão do covarde assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), o site BuzzFeeed selecionou “8 mulheres incríveis da Política que merecem ser celebradas em vida”. Na lista estão duas lideranças do PCdoB, a deputada estadual gaúcha e pré-candidata à Presidência da República, Manuela D'Àvila, e a deputada federal Alice Portugal (BA).

Manuela e Alice - Reprodução

O site destaca que muitos só conhecer e reconhecer o trabalho da vereadora Marielle após a sua morte. "A luta de Marielle é compartilhada por elas — e continua", enfatiza o site.

A publicação partiu, na verdade, de uma internauta, Dani Assis, que reuniu algumas mulheres que, segundo ela, "muitos de nós não conhecemos e talvez deveríamos".

Manuela D'Ávila é lembrada por ter sido a deputada estadual mais votada Rio Grande do Sul. "Foi a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre e a deputada mais votada do estado por três vezes. Defendeu bandeiras de interesse da juventude como leis de estágio e meia-entrada e é pré-candidata a Presidência da República pelo PC do B", cita a publicação.

Eleita quatro vezes deputada federal pela Bahia, Alice Portugal é apontada como a parlamentar que "trabalha para mulheres, juventude, aposentados, serviço público e na defesa da democracia".

"É autora da emenda que criou o piso salarial nacional do professor, uma das principais articuladoras para a provação da Lei Maria da Penha e é autora também da lei que proíbe revista íntima de funcionárias nos locais de trabalho", cita o site.

Além das lideranças comunistas, o site destaca também a atuação de Áurea Carolina de Freitas (Psol), vereadora mais votada de Belo Horizonte; Talíria Petrone (Psol), a única vereadora mulher eleita em Niterói (RJ); doutora Cristina Lopes (PSDB), segunda vereadora mais votada em Goiana; Sâmia Bonfim (Psol), a vereadora mais jovem a ser eleita na cidade de São Paulo; Natália Bonavides PT), a quinta vereadora mais votada em Natal (RN); e Fernanda Melchionna (Psol), duas vezes a vereadora mais votada em Porto Alegre.