Entidades cearenses realizarão seminário sobre segurança pública

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, participou, na última semana, de reunião na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), ocasião em que foi assinado um termo de cooperação entre a AL, a UFC, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade de Fortaleza (Unifor) para a realização do I Seminário Internacional de Segurança Pública do Estado do Ceará, previsto para ocorrer nos dias 4, 5 e 6 de junho.

Segurança Pública Ceará - Júlio Ceasar - O Povo

Para o reitor Henry Campos, as universidades têm muito a colaborar com pesquisas e ações relacionadas à solução do problema da violência. Ele citou que as instituições de ensino superior possuem laboratórios e podem, decisivamente, contribuir com ideias e sugestões.

"O poder de influência da universidade na comunidade é muito grande, tanto que somos os primeiros a ser chamados quando iniciativas como o Ceará Pacífico, da qual também estamos participando, saem do papel", considerou. Ele acrescentou que um seminário como esse é da maior importância, pois haverá o compartilhamento de experiências exitosas com outros países.

O seminário tem o objetivo de ampliar, qualificar e dar visibilidade à discussão sobre alternativas para o problema da violência no Brasil, com ênfase no Ceará. A organização está a cargo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, órgão que oferece embasamento técnico-científico ao planejamento das políticas públicas da AL.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, diz que o Legislativo estadual desenvolve ações no sentido de estudar medidas de combate à violência. "A AL já promove iniciativas como o Ceará sem Drogas e o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência", pontuou.

De acordo com o parlamentar, o evento internacional complementará os estudos realizados sobre o tema. "Esse seminário vai reunir todos que têm trabalhos relevantes na área, para que novos caminhos, em termos de segurança pública, possam se abrir para nós", disse.

Já o reitor da Uece, Prof. Jackson Sampaio, destacou a importância de articular poder público e universidades no combate à violência. "A complexidade do momento requer cada vez mais conhecimento para definir soluções para problemas cada vez mais complexos", considerou.

Na visão do reitor, a violência, em suas diferentes formas (doméstica, de gênero, religiosa etc), tem uma decodificação que a produção de conhecimento pode ajudar a decifrar.

Já a reitora da Unifor, Profª Fátima Veras, assinalou que a instituição dispõe de profissionais que podem contribuir com conhecimento sobre o tema da segurança pública. "Temos uma linha de estudo sobre o assunto no Curso de Direito, então podemos oferecer muito nesse sentido, alinhando teoria e prática e vendo a melhor forma de contribuir", argumentou.

Também participaram da reunião o secretário-executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Mailson Cruz, e a assessora executiva e coordenadora do seminário a ser realizado, Luiza Perdigão. Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará.