Câmara outorga título de cidadã de Fortaleza a vereadora Eliana Gomes

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na última terça-feira (03), Sessão Solene para a concessão do título de cidadã honorária de Fortaleza a vereadora Eliana Gomes (PCdoB). A homenagem foi proposta através do projeto de Decreto Legislativo 0036/2017, de autoria do vereador Idalmir Feitosa (PR), subscrito pelos vereadores Acrisio Sena e Benigno Júnior e aprovado por unanimidade pelo plenário do Legislativo.

Câmara outorga título de cidadã de Fortaleza a vereadora Eliana Gomes

A sessão foi presidida pelo vereador Idalmir Feitosa, primeiro-secretário da Câmara, no ato representando o presidente, em exercício da CMFor, vereador Adail Júnior (PDT). A Mesa foi composta por: Evaldo Lima, secretário municipal de Cultura; Olinda Marques, secretária-executiva do Habitafor; Franciné Cunha, presidente do PCdoB de Fortaleza; Cláudia Santos, diretora-geral do Procon-Fortaleza; vereadora Marília do Posto (PRP); vereador Acrísio Sena (PT) e Lula Morais, ex-deputado e ex-vereador da Casa.

Presentes também na solenidade os vereadores: Carlos Mesquita (PROS), Eron Moreira (PP), Benigno Júnior (PSD), Emanuel Acrisio (PRP), Michel Lins (PPS), Ésio Feitosa (PPL), Bá (PTC), Paulo Martins (PRTB) e Dr. Porto (PRTB); o secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda; o secretário da Regional III, Antônio Henrique, entre outras autoridades.

Em sua saudação a homenageada, o vereador Idalmir Feitosa destacou a dignidade, altruísmo, que, segundo ele, conscientemente engrandece sua vida e o seu destino. “Posso afirmar com toda minha convicção que todos nossos pares do nosso meio municipal se tornam felizes. Pois essa honraria já deveria há muito tempo ter ocorrido. Filha do virtuoso casal, Raimundo José dos Santos, e Maria José Gomes dos Santos, que acolheram no seu lar, na nossa eterna e sempre querida cidade de Canindé, uma jovem que iria bem servir ao povo e seus conterrâneos”, disse.

Idalmir afirmou que Eliana tornou-se por seu nascimento uma franciscana, para assumir os ensinamentos da oração de São Francisco. “Diante dessa sentença, denota-se que Eliana seguiu as pegadas do santo seráfico e vem praticando seus ditames em sua vida. Parece paradoxal, mas os lemas de Marx e Lenin, mostram que a doutrina comunista está enquadrada nos ditames do humilde santo, ambos em defesa da vida, procuram servir a humanidade. Isso ela faz com maestria”, revelou.

“Servir a humanidade é uma tarefa universal. Eliana deve ser reconhecida pelo seu exercício humanitário. Conhecemos o mandamento que é Amar o próximo como si mesmo, e eu digo; quem não tem amor a si próprio, não tem amor a ninguém e sem nenhuma dúvida não saberá amar seu semelhante. Na minha convivência com ela, vi como sabe amar e respeitar os que aos seus lados vivem a sua esplendorosa virtude. Enalteço a entrega dessa comenda, que teve apoio unânime dos meus pares, por reconhecerem nela razões para essa concessão”.

O vereador destacou que a homenageada é reconhecida por sua luta pelas mulheres, pelo esporte, cultura, juventude, segurança, combate a exploração sexual de menores e adolescentes. “Ela foi relatora da CPI que investigou casos de exploração na Capital. Foi presidente da Comissão dos Direitos Humanos, líder do PCdoB, e de outras comissões. Teve propostas importantes aprovadas, a exemplo da locação social e o estatuto da segurança bancária. Reconhecida pela liderança, foi convidada pelo prefeito Roberto Cláudio para ser secretária executiva da Habitafor, ficando a frente do maior projeto habitacional do município”, destacou o vereador.

Idalmir destacou que ela assumiu, nesse mandato, a vaga deixada pelo vereador Evaldo Lima que foi convocado para a secretaria municipal de Cultura. “São de sua autoria mais de 290 requerimentos que buscam qualificação da cidade, o saneamento básico e funcionamento de equipamentos públicos, além de discussões importantes para a cidade. Seu principal compromisso é lutar pela cidadania, e pela vida digna para todos. Essas justificativas mostram cabalmente as razões desse título. A alegria que invade minha alma é imensa, devo concluir essa oração, embora reconheça que muito poderia dizer”. relatou.

“Nestes momentos, sempre sou chamado de prolixo, talvez, os que acham isso, data vênia, são os que poucos entendem do batismo cívico que ora comemoramos. Por isso, Eliana não devo e nem vou me despedir de vossa pessoa, pois esse dia será sempre lembrado pela senhora. Que esse título seja um marco na continuidade de suas ações. Tenho certeza que o gesto de lhe conceder essa honorificência, é em razão do cumprimento do seu dever. Temos a certeza hoje, que uma franciscana filha de Canindé também é filha de Fortaleza, abençoada por São José e Nossa Senhora da Assunção. Viva Eliana Gomes para sempre,” concluiu.

Após receber o título, Eliana agradeceu os vereadores presentes, sua família, lideranças, amigos e amigas e servidores dessa casa. “Estar na Câmara para mim é seguir o princípio de sempre lutar pelo povo. Sem nenhum medo, digo o que faço, sou o povo vim do povo, só quem sente o sol na pele trabalhando na lavoura e que enfrenta os preconceitos como mulher, pode sentir os desafios. Mas desafiei o que estava imposto para chegar até aqui. Desde quando vim de Canindé convivi com as injustiças. Iniciei minha luta na comunidade, onde criei minha filha Gabriela. Minha luta foi pela crianças no Bairro Ellery, pela educação, habitação, saúde. Pelo direito de ter uma cidade mais ampla e mais planejada. Tenho orgulho de participar dos movimentos populares. Graças a essa experiencia fui convidado pelo PCdoB para ser uma filiada. Tenho orgulho de ser comunista”, ressaltou.

Disse que foi na Habitafor que sentiu a dor das mulheres, que esperavam nos abrigos por sua moradia. Também falou sobe a regularização fundiária. Observou que quando esteve em outros momentos nessa Casa Legislativa, não teve esse reconhecimento. “No mandato de 2009 destaco a defesa da habitação, dos direitos humanos e no enfrentamento, com a CPI da exploração sexual de crianças e adolescentes. Foi no trabalho na comunidade que aprendi a respeitar a base aliada e a oposição. Muitas conquistas e direitos tivemos. Mas tivemos um golpe que tirou nossa lei Trabalhista e a tentativa de acabar com a Previdência, mas o povo não aceitou”, pontuou.

A parlamentar asseverou que é preciso continuar, resistir e denunciar o golpe, e mais do que nunca é preciso lutar. Frisou que no segundo mandato perdeu sua mãe, falou emocionada do momento, mas disse que sentiu a força dos amigos para continuar. Depois também perdeu o pai. “Apesar do sofrimento vi que é preciso ter coragem, força, pois nossos jovens não nasceram para morrer, mas para viver. Espero que esse tabu termine. Me lembrei da vereadora do Rio de Janeiro que foi assassinada e peço que a família dela continue na luta. Se não continuarmos lutando pelo nosso povo, quem vai fazer.? Foi assim que aprendi e me guiei. Quero agradecer imensamente ao vereador Idalmir Feitosa, meus colegas vereadores e minha família, que resistiram comigo nessa dura caminhada”.

No final observou que esta quarta-feira será um dia importante, “pois estão querendo prender Lula, que fez um governo popular que tirou tantas famílias da miséria e ajudou o nosso povo ser povo. Espero que esse homem não seja condenado, pois seria muito cruel para a nossa história”, finalizou.

Perfil

Eliana Gomes é educadora popular, natural de Canindé/CE, veio para Fortaleza no início dos anos 1970, iniciou sua militância no movimento popular há mais de vinte anos, fundando a Associação Comunitária do bairro Ellery onde mora.

Por duas gestões foi presidente da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza. É sócia da ONG Cearah Periferia e da Caritas Arquidiocesana de Fortaleza. É fundadora do Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher.

Filiou-se ao Partido Comunista do Brasil {PCdoB) no início dos anos 1980, compondo a base do partido no bairro Ellery, depois membro do distrital da Barra do Ceará. Eliana Gomes foi integrante do Centro Popular da Mulher e compõe a União Brasileira de Mulheres. É vice-presidente do Comité Municipal do PCdoB e integra a Comissão Estadual do Partido.

Eliana foi assessora comunitária da então Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor). Deixou a gestão municipal quando assumiu a vaga de vereadora, na Câmara Municipal de Fortaleza.

Foi a primeira mulher comunista a ocupar a Câmara Municipal de Fortaleza, chegou ao parlamento como liderança popular e feminista de diálogo amplo e intenso com os diversos setores da nossa sociedade, debatendo, realizando audiências, indicando e propondo projetos para melhorar a vida da nossa gente. Sua atuação, em apenas sete meses como vereadora, cuja passagem se encerrou em 2008, contribuiu decisivamente na ampliação dos debates sobre as lutas e propostas do povo e de suas entidades para a cidade.

Em 2009 assumiu como vereadora de Fortaleza, agora para um mandado de quatro anos. Eliana Gomes logo se destacou na defesa da habitação e da moradia digna, do planejamento urbano com democracia, da participação social, do meio ambiente e da urbanização de diversas áreas da cidade.

Sua atuação também se destacou no direito das mulheres, nos direitos e na diversidade humana, na promoção de políticas para educação, cultura, esportes, e juventude, na segurança, e no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes.

Foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso e líder do PCdoB na Câmara Municipal de Fortaleza. Compôs, ainda, a Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania e foi membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso.

Teve propostas legislativas aprovadas, leis importantes para a nossa população, a exemplo a da Locação Social e o Estatuto Municipal da Segurança Bancária Reconhecida pela liderança que exerce, foi convidada pelo prefeito Roberto Cláudio para assumir mais uma vez a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), onde liderou a maior política de habitação da cidade, com a ampliação do programa Aluguel Social {Lei de sua autoria), entrega e contratações de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Em 2016 voltou a concorrer a uma vaga na Câmara Municipal, ficou como primeira suplente da coligação, e com a nomeação do vereador eleito Evaldo Lima (PCdoB) para fazer parte do secretariado da gestão do prefeito Roberto Cláudio, Eliana Gomes assume a vaga de vereadora na legislatura que se iniciou em janeiro de 2017.

Eliana Gomes em sua terceira passagem pelo Poder Legislativo, é responsável por novos projetos e elaborações que colocam em primeiro lugar o povo e a cidade, tem apresentado mais de 290 requerimentos, que buscam requalificação urbana, saneamento básico, e funcionamento de equipamentos públicos, além de discussões fundamentais para a cidade.

Seu principal compromisso é luta pela democracia, cidadania e pela vida digna para os que mais precisam.