Metalúrgicos do ABC se solidarizam com Lula em ato em São Bernardo

O ex-presidente Lula assiste em São Bernardo (SP) ao julgamento do habeas corpus pelo Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (4). Neste dia, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realizou na sede um ato em solidariedade ao ex-presidente. Lula deve falar ao final do julgamento. 

Sindicato dos metalúrgicos do ABC realiza ato simultaneo a julgamento do HC de Lula - Midia NInja

A concentração iniciou pela manhã e seguirá até o final do julgamento, que se iniciou às 14h. O ex-presidente está no sindicato onde recebeu o apoio de integrantes do PT e das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que reúnem organizações do movimento social e sindical.

O presidente do sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, em artigo publicado na terça, defendeu tese do jurista José Afonso da Silva, contra a execução de penas pós condenação em segunda instância. Segundo o professor aposentado da faculdade de direito da USP, antecipar a pena é violar a constituição federal.

“Não importa se você se identifica como ‘coxinha’ ou como ‘mortadela’. Se usa camiseta vermelha ou azul. Se gosta ou não do Lula. O Supremo tem esse papel moderador de garantir a Constituição. É esse o papel dele, porque se a lei não serve para Lula, não serve pra mim e nem pra você”, argumentou Wagnão.