Secitece: Centec inaugura laboratório de Design de Moda em Horizonte

O Instituto Centec realizou, na última quarta-feira (04), a inauguração do novo laboratório de Design de Moda no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Horizonte. Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e tiveram custo aproximado de 45 mil reais.

Secitece: Centec inaugura laboratório de Design de Moda em Horizonte

O novo espaço de capacitação é um dos 14 novos laboratórios que serão implementados em 10 CVTs. O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, participou da solenidade, ressaltando a importância do equipamento na formação de novos profissionais e no desenvolvimento do município.

O diretor de Extensão Tecnológica do Centec, Hermínio Lima, também falou sobre o laboratório, destacando os esforços do Instituto Centec e Governo do Ceará, através da Secitece, para a melhoria da capacitação tecnológica da população residente em Horizonte e em municípios vizinhos. “O equipamento vai fortalecer novos empreendedores e gerar emprego e renda em áreas que já são vocação regional”, celebrou.

Com este novo laboratório, e em conjunto com o de Corte e Costura, conseguido por meio de parceria com a Prefeitura de Horizonte, o CVT ofertará, gratuitamente, cursos de 160 horas aula e com foco em empreendedorismo, ética e cidadania. Os equipamentos de Design de Moda custaram cerca de 45 mil reais e, para adequação do espaço onde foi montado o laboratório, o Centec realizou uma reforma que abrangeu melhoria no sistema elétrico, pinturas e limpeza e impermeabilização das calhas.

Estiveram presentes, na inauguração, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, a gestora da Coordenadoria de Educação Profissional da Secitece, Neyla Menezes, o coordenador do CVT Horizonte, Maurício Pereira, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Vera Lúcia Bezerra, dentre diversas outras autoridades locais.

Sobre o CVT Horizonte

Desde 2002, o CVT do Instituto Centec promove, em Horizonte, cursos de formação inicial e continuada e extensão tecnológica nas áreas mais demandadas pela região, que são: indústria, cajucultura e serviços. O município abriga mais de 30 indústrias nos setores de calçados, têxtil e bebidas, sendo o 4º polo industrial do Ceará. Em Horizonte 78,96% do Produto Interno Bruto (PIB) é decorrente do setor industrial, e 15,05% do setor de serviços.

O CVT Horizonte atende, além da população de Horizonte, os moradores de municípios circunvizinhos como Itaitinga, Chorozinho e Pacajus. A unidade do Centec possui sala de videoconferência, laboratórios de informática, ciências (física, química e biologia) eletromecânica, de corte e costura e, agora, o recém-inaugurado laboratório de Design de Moda.