Sindjorce debaterá papel da mídia e sua influência na Democracia

O Papel da Mídia e sua Influência na Democracia é tema do CineJorCE, cineclube do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), que será debatido no próximo sábado (14), às 10h, no Cine Benfica (2º piso do shopping) exibe e debate o filme "O mercado de notícias".

Sindjorce debaterá papel da mídia e sua influência na Democracia

O evento, realizado em parceria com o Coletivo Comunicadores Pela Democracia e o Shopping Benfica, será gratuito. Entre os convidados já confirmados para o bate papo está Carla Michele Quaresma (mestra em Sociologia e professora universitária) e a presidente do sindicato, jornalista Samira de Castro. A mediação ficará a cargo do secretário-geral do Sindjorce e diretor de Educação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Rafael Mesquita.

A exibição do documentário, dirigido por Jorge Furtado, marca também a reestreia do projeto CineJorCE. No filme, 13 jornalistas – Bob Fernandes, Cristiana Lôbo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Neto, Janio de Freitas, José Roberto de Toledo, Leandro Fortes, Luis Nassif, Maurício Dias, Mino Carta, Paulo Moreira Leite, Raimundo Pereira e Renata Lo Prete – realizam a análise crítica dos meios de comunicação brasileiros.

O documentário discute a partidarização política dos órgãos de imprensa, os interesses comerciais das grandes empresas de comunicação, a mercantilização da notícia, ética profissional e o advento da internet e como esta está estabelecendo uma nova relação entre os geradores de notícias e o público.

O roteiro tem como linha condutora a peça homônima do dramaturgo inglês Ben Jonson, que faz uma leitura irônica, crítica e ácida da transformação da informação em mercadoria.

A peça foi composta apenas três anos depois de o primeiro jornal inglês começar a circular (o semanário A Current of General News), mas as questões que envolvem o jornalismo continuam as mesmas. “A atualidade do texto é impressionante, o que nos leva a questionar se o modelo de produção de notícias não mudou nada em séculos”, comenta a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.