PCdoB de Fortaleza homenageará mulheres com Comenda Socorro Abreu

Acontecerá na próxima quinta-feira (12), a partir das 19h, na sede do Comitê Estadual do PCdoB, mais uma entrega da Comenda Socorro Abreu. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Mulheres do Partido em Fortaleza e já faz parte do calendário de homenagens dos comunistas cearenses.

PCdoB de Fortaleza homenageará mulheres com Comenda Socorro Abreu

O objetivo da comenda é enaltecer a trajetória de mulheres, não necessariamente filiadas ou militantes do PCdoB, mas se destacam no dia a dia, quer seja nas comunidades onde vivem, nas periferias, no trabalho ou mesmo em casa.

Agraciadas

Christiane do Vale Leitão: Advogada, com graduação pela Unifor. Especializações em Sociologia, Processo Civil e Mestre em Direito Constitucional. Atualmente é analista jurídica da Procuradoria do Município de Fortaleza, e professora do Centro Universitário Estácio do Ceará desde 2008. Exerce o cargo de Secretária Geral do Conselho Estadual da OAB/CE.

Cristina Poeta (in memorian): Maria Cristina Silva Santos, conhecida como Cristina Poeta era líder comunitária com destaque na região do Grande Genibaú e faleceu em dezembro do ano passado, vítima da violência urbana de Fortaleza. Ela usava seu dom com as palavras para falar com o povo sobre diversos temas. Engajada na defesa dos direitos das comunidades carentes, chegou a disputar, em 2016, eleições para a Câmara de Vereadores de Fortaleza.

Fausta Soares da Silva: Pedagoga, professora de ensino básico. Atuou na fundação da Associação das Mulheres Iguatuenses (AMI), entidade que luta até os dias atuais na defesa das mulheres, no combate a violência, preconceito e discriminação. Foi servidora da Secretaria de Educação de Maracanaú. Em 2004 acometida de Câncer de mama, afastou-se das atividades laborativas para tratamento de saúde intensivo. Faz parte da Associação Rosaviva, entidade sem fins lucrativos, que desenvolve o trabalho de acolhimento a mulheres mastectomizadas, com o objetivo de conscientizar as mulheres da importância da detecção precoce ao Câncer de mama.

Francisca Freire: Professora da rede pública municipal de Fortaleza. Nos anos de 1980 e 1990 teve destacada participação nos movimentos políticos e culturais no Pirambu. Ela atuou no Centro Popular da Mulher e mantém-se na luta em defesa da democracia, dos direitos sociais e da educação pública, gratuita e de qualidade.

Helena Selma Azevedo: Graduada em Economia Doméstica, Mestre em Sociologia e Doutora em Educação. Enquanto professora da UFC, pautou sua trajetória acadêmica e política na luta por uma sociedade justa e equitativa nas perspectivas de classe, gênero, religião, território, raça e etnia. Participou ativamente das lutas feministas, sindicais, reforma agrária e soberania e segurança alimentar e nutricional, em várias instâncias e entidades. Atualmente participa das atividades do CETRA, referentes à qualidade dos alimentos das feiras agroecológicas e solidárias.

Maria Meire Costa Pereira: É assistente social e advogada. Trabalha no Tribunal de Justiça do Ceará com jovens em situação de vulnerabilidade. Foi do movimento comunitário e do Centro Popular da Mulher.

Teresa Cristina Esmeraldo Bezerra: É militante feminista do Centro Popular da Mulher de Fortaleza. Graduada em Serviço Social pela UECE, Mestre em sociologia pela UFC, Doutora em Serviço Social pela UFPE e professora da UECE. Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Gênero, Família e Geração nas Políticas Públicas (CNPQ) e assessora o núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em situação de violência da UECE (NAH), Atualmente, milita no coletivo feminista Mulheres do Ceará com Dilma.

Martír Silva: Advogada, professora das Faculdades Cearense (Fac), assessora parlamentar, mestre em Políticas Públicas. Militante feminista desde jovem, com destacada participação no Centro Popular da Mulher, chegando a ser sua presidenta em 1987/1988. Também é militante antirracismo e defensora de direitos humanos.

Saiba mais

Instituída em 2000, por iniciativa da Secretaria de Mulheres do PCdoB, a comenda traz o nome da militante comunista, do movimento de mulheres e estudantil, que aos 26 anos foi assassinada a mando do ex-marido.

Socorro Abreu foi a primeira presidenta do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional da Universidade de Fortaleza e primeira vice presidenta mulher do Diretório Central dos Estudantes da universidade. Ela também ajudou a construiu o Centro Popular da Mulher, de onde foi diretora.

Conhecida por sua garra e intensidade, estimulava mulheres a construir a luta pelo fim da violência contra a mulher e para participar mais da política. Divorciada, cuidava de seu filho e disputava a guarda legal. Foi assassinada em sua residência, fruto da violência que tanto combateu em seus dias de vida.

A homenagem anual tem como marca a reverência desde as mulheres de grande destaque público às quase anônimas que também ajudam a construir uma sociedade mais justa.

Serviço

Comenda Socorro Abreu – 2018

Data: Quinta-feira (12/04)
Hora: a partir das 19h
Local: Sede do PCdoB-CE (Av. da Universidade 3199, Benfica)
Promoção: Secretaria de Mulheres do PCdoB/Fortaleza