Deputada Leci Brandão homenageia Instituto Vida São Paulo na ALESP

 

Ato Solene Instituto Vida

No dia 27 de abril, a deputada Leci Brandão realiza um ato solene em homenagem ao Instituto Vida São Paulo, ONG fundada em 1999 por moradores de Guaianases e dedicada à elaboração e promoção de políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente, no país, com foco na formação ampla e contínua dos conselheiros tutelares. O evento acontece no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo a partir das 10h00, é gratuito, aberto ao público e contará com a presença de Edinho Santana, presidente de honra que inspirou a criação da entidade.

O mandato da deputada Leci Brandão tem pautado o fortalecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e a valorização dos conselheiros tutelares no estado. “Para nós é uma honra promover esse reconhecimento público ao Instituto Vida. O trabalho do Edinho e de todas as pessoas que fazem parte da história desse projeto é uma coisa fantástica, comove a gente e renova a nossa fé porque você enxerga ali a consciência política e social das pessoas mudando a realidade triste de parte da nossa juventude”, disse a deputada.

Edinho Santana, Deputada Leci Brandão, Vagner Santos, assessor do mandato, após reunião no gabinete em julho de 2015
Edinho Santana, Deputada Leci Brandão, Vagner Santos, assessor do mandato, após reunião no gabinete em julho de 2015

Sobre o Instituto Vida São Paulo

O Instituto Vida São Paulo é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de iniciativa privada, com autonomia administrativa e financeira, regendo-se por estatuto próprio, regimento interno e legislações pertinentes que lhe são aplicáveis. Foi fundado em agosto de 1999, inspirado na experiência de seu fundador, Edinho Santana, enquanto foi conselheiro tutelar no município de São Paulo. A partir desta inspiração e da organização dos moradores do bairro de Guaianases, passou-se para a ação política de reivindicar a atenção do Poder Público para a implementação de políticas essenciais para esta região.

Guaianases é um bairro do extremo leste de São Paulo. Foi apontado como um dos bairros mais carentes da cidade. De acordo com dados da Fundação Seade, no ano 2000, 60,2% dos chefes de famílias recebiam no máximo três salários mínimos. Mais de 15% dos 400 mil moradores viviam em regiões de ocupação, índice superior ao total do município (11%). O analfabetismo era de 7,7%, quando a média da cidade era de 4,88%, sendo as taxas de defasagem escolar igualmente altas. Outro dado alarmante diz respeito à pesquisa realizada pela Fundação Seade, divulgada em 2004, que colocou o bairro entre os distritos com maior número de homicídios da capital, superando 85 para cada grupo de 100 mil habitantes. A média da cidade ficou em 47 e os distritos menos violentos registraram números abaixo de 7 homicídios.

Foi neste cenário de pobreza e exclusão que o Instituto Vida São Paulo surgiu e expandiu sua atuação para outras regiões da cidade e estados do país. Em março de 2007, surge o Centro Educacional Infantil Eugênio Santana com capacidade para atender 75 crianças no distrito de Itaquera. Neste mesmo ano, outros Centros foram conveniados em São Miguel Paulista e Itaim Paulista. Em 2009, foi aprovado pelo FUMCAD/CMDCA São Paulo o Projeto "De volta para o Futuro", objetivando a sensibilização e a formação a respeito da problemática da violência, exploração e abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes. Este projeto é realizado com a rede de educação, pretendendo dar atendimento à 120 unidades escolares. Em 2012, iniciou-se a Jornada Nacional de Formação do Sistema de Garantia de Direitos – Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Educadores Sociais, Gestores e Estudantes. A primeira edição foi na Cidade de Cubatão e contou com a presença de 14 estados e 200 participantes que discutiram, durante os três dias, a importância do Plano Decenal municipal como garantia de direitos humanos da criança e do adolescente. Por acreditar que a capacitação e formação dos profissionais envolvidos na Defesa e Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes é imprescindível, o Instituto Vida São Paulo se propõe a realizar o monitoramento e fortalecimento da rede de Conselhos Tutelares através do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares à Luz do Plano Decenal, que faz o acompanhamento das reuniões do CONANDA, e da realização de Seminários e Congressos Nacionais dos Conselheiros Tutelares.

O Instituto tem a formação continuada como ferramenta essencial de trabalho. Neste sentido, tem realizado capacitações de conselheiros tutelares e candidatos ao conselho tutelar, como o Encontro realizado nos dias 22,23,24 e 25 de agosto de 2011, em Presidente Prudente – SP, com o tema "Relacionamento do Conselho Estadual de Direitos e o Conselho Tutelar". Também participou do Ciclo Paulista de Capacitação de Conselheiros Tutelares em setembro de 2011 com o Tema "A importância das Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente para a garantia dos Direitos", entre muitas outras iniciativas pelo país. Desde 2006, o Instituto é parceiro na formação dos Educadores Sociais que participam das Conferências Lúdica e Convencional na Cidade de São Paulo.

Serviço
Ato Solene em Homenagem ao Instituto Vida São Paulo
27 de abril – 10h00 – Auditório Franco Montoro
Assembleia Legislativa de São Paulo
Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, andar monumental, Ibirapuera, São Paulo-SP

Confirme presença no evento!
Mais informações
(11) 2554-4043 / 97545-8959 / 96511-6833
Conheça o Instituto Vida São Paulo! Acesse: institutovidasp.org.br