Jesualdo Farias: O dualismo que corrói o Brasil

“Em que momento recente da sua história o Brasil deixou de ser um País alegre, da paz, do respeito ao outro e da esperança? Não é possível continuar neste dualismo, onde se materializa um Brasil da direita, dos ricos, dos poderosos, dos que mandam e outro Brasil da esquerda, dos pobres, dos oprimidos, dos que obedecem. O Brasil é um só!”.

Por Jesualdo Farias*

ódio fascista

Agudiza-se a crise política potencializada com as eleições de 2014. Crescem as manifestações de ódio, que deixam de limitarem-se às redes sociais e ganham as ruas das cidades e as veredas do campo. As forças armadas se insurgem e as consequências poderão ser gravíssimas.

Desde então, venho denunciando aqui, o desrespeito crescente a preceitos constitucionais pétreos. A história pode estar se repetindo e induzir parte dos brasileiros, ainda alheios ao momento de profunda crise institucional, a uma ânsia por soluções de prateleira. Sufocar desta forma a nossa ainda frágil democracia, é brincar com fogo.

Quantos corpos ainda serão necessários para que se declare a institucionalização da barbárie? Jornalistas são agredidos, enquanto trabalham, lideranças são executadas no campo e nas cidades, pessoas são impedidas de ir e vir, manifestantes são atingidos a chicotadas e balas são usadas para intimidar o livre exercício da militância política.

De onde vem tanto ódio? A quem querem atingir? Seria a marcha da insensatez para destruir um mito? Para silenciar quem defende ideologias antagônicas? Para suprimir direitos conquistados na luta pela redemocratização do País? Quem ganha com tudo isso? Quatro anos depois das eleições de 2014, não houve avanços. Ao contrário, contabilizam-se retrocessos sociais e cultiva-se a desesperança. Este é o corolário de tamanha heresia.

Em que momento recente da sua história o Brasil deixou de ser um País alegre, da paz, do respeito ao outro e da esperança? Não é possível continuar neste dualismo, onde se materializa um Brasil da direita, dos ricos, dos poderosos, dos que mandam e outro Brasil da esquerda, dos pobres, dos oprimidos, dos que obedecem. O Brasil é um só! Já passa da hora de cessarem essas agressões e, com todas as diferenças, cada um em sua trincheira, lutar para o Brasil voltar a ser uma nação soberana, democrática e humanitária! Do contrário, o País seguirá afundando e cada um continuará refém do próprio ódio que destila.


*Jesualdo Farias é Secretário Estadual das Cidades.  


Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.