Chapa “Nossa Voz” vence eleição do DCE da Estácio FIC

Após processo tumultuado, a chapa “Nossa Voz”, formada por representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), venceu democraticamente a eleição do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Estácio FIC. A chapa 20, presidida pelo estudante de Direito Odair Santos, conquistou 1907 votos, quase 1400 votos a mais que a segunda colocada (Chapa 40 – Voz Ativa), e mais que a soma de todas as outras chapas que disputaram o pleito, resultado incontestável.

Chapa “Nossa Voz” vence eleição do DCE da Estácio FIC

A conquista dos estudantes da Estácio FIC é emblemática. A instituição não tinha eleições para o DCE há pelo menos sete anos, tempo que durou a última gestão. Uma mobilização pelos Centros Acadêmicos acionou o Ministério Público que recomendou a criação de uma Comissão Gestora para, na época, dar encaminhamento ao processo de confecção das carteiras de estudantes, e culminou no processo eleitoral.

“Há sete anos o DCE era gerido por gente que não representava os estudantes. Agora, depois de um processo democrático que culminou na eleição, com vitória da Chapa 20, a entidade volta a ser conduzida de forma verdadeiramente representativa, através do voto”, comemora Germana Amaral, presidente estadual da UJS no Ceará.

Agradecimento

Em “Carta de Gratidão”, a Chapa Nossa Voz reforça o caráter duro da disputa. “Nós da Chapa 20 ‘Nossa Voz’, acreditamos que só a luta muda as coisas. Por isso lutamos com determinação para que todos nós, estudantes da Estácio, tivéssemos o direito de escolher um DCE de verdade. Não foi uma luta fácil, porque nossos adversários são cruéis e covardes, mas cada colega que dizia cheio de esperança: ‘vou votar na Chapa 20’ nos dava mais força pra lutar! E cada um que ouvia nossas propostas virava um de nós. De repente, deixamos de ser uma chapa e nos tornamos uma ideia! Uma ideia de mudança e renovação que se espalhou como fogo incendiando até aqueles que não imaginamos que estariam conosco”.

O documento reforça ainda a importância do empenho de cada estudante que participou do processo democrático eleitoral. “Queríamos, depois de tudo que sofremos juntos, dar um abraço apertado em cada um e cada uma e dizer: Vencemos! A esperança venceu o medo, a truculência da falsa autoridade e o ódio dos covardes. Usaram da força bruta contra nós. Contra eles, usamos a força das ideias! Hoje não precisamos falar. Os estudantes que votaram falaram por nós. E como falaram alto! Gritaram que não querem mais um DCE medíocre e corrupto. Que chega de roubo e aparelhamento”.

Mais

A Estácio FIC é a maior universidade particular do Ceará, em número de estudantes.

Batizado pela gestão anterior, o DCE leva o nome do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Joaquim Benedito Barbosa Gomes.