Solenidade marca posse de nova diretoria da ACES

A Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES) realiza na próxima sexta-feira (27), a partir das 9h, a solenidade de posse da nova diretoria da entidade. O evento, que acontecerá na Assembleia Legislativa do Ceará (Auditório Murilo Aguiar), marca o início da nova gestão da associação que comandará os estudantes pelo biênio 2018-2020.

Solenidade marca posse de nova diretoria da ACES

O último Congresso da ACES aconteceu em março deste ano e reuniu mais de 300 estudantes, quando foi eleita a nova diretoria. No encontro foram debatidas questões como a valorização de professores e estudantes, o protagonismo juvenil e a importância do debate acerca de mais estrutura para as escolas e a integralização entre elas.

Willamy Macêdo, presidente da ACES da gestão anterior, destacou o debate acerca do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que deverá ser encerrado em 2020. “Com o apoio do deputado federal Chico Lopes (PCdoB) e do presidente do Sindicato APEOC, Anízio Melo, conseguimos debater, pensar e procurar uma nova proposta para o programa que atualmente financia cerca de 60% da educação pública no estado”, comenta.

A ligação entre segurança pública e educação é outro desafio apontado por Macêdo para a próxima gestão da ACES. “Muitas vezes os estudantes sequer conseguem chegar às salas de aula pela ineficiência do estado. Compreendemos que mais policias nas ruas não conseguirão resolver o problema a curto e médio prazos. Acreditamos que com mais políticas públicas voltadas aos jovens aliadas ao diálogo entrem Governo do Estado e Secretaria de Educação poderão encontrar saídas pela este dilema”.

Matheus Lima, presidente eleito da ACES, reforça que o principal desafio dos estudantes cearenses e de todo brasileiro neste cenário é a defesa intransigente da democracia. “Logo depois do nosso Congresso, realizado em março deste ano, foi virada mais uma página do golpe, com a prisão do ex-presidente Lula. Nós, estudantes secundaristas, reafirmamos sua defesa e a luta pelo Estado Democrático de Direito”, reitera.

Serviço

Posse da nova direção da ACES / Biênio 2018-2020

Data: sexta-feira (27)
Hora: a partir das 9h
Local: Assembleia Legislativa do Ceará (Auditório Murilo Aguiar)