1º de Maio: Ato unificado reunirá trabalhadores por mais direitos

A principal data no calendário da classe trabalhadora será marcada, neste ano, pela unidade de frentes, centrais, sindicatos e povo brasileiro. Este 1º de Maio, mais do que nunca, cobra mobilização e luta. As bandeiras das manifestações deste ano em todo o país são pela revogação das medidas conservadoras do Governo Temer, em defesa da Soberania Nacional, contra o Fascismo, por democracia e Lula Livre!

1º de Maio: Ato unificado reunirá trabalhadores por mais direitos

No primeiro Dia do Trabalhador após a aprovação da Reforma Trabalhista, em que o povo está “descoberto” das garantias da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sequestradas pelas mudanças, a população já demonstra insatisfação e busca alternativas para superar a crise no emprego. E foram inúmeras perdas, dentre elas o trabalho intermitente, pagamento por hora e permissão para grávidas trabalharem em local insalubre. “Mais uma vez o governo golpista enganou os trabalhadores e a insatisfação popular só cresce”, ratifica Luciano Simplício, presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB – Ceará).

Wil Pereira, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), também destaca as perdas da classe trabalhadora. “Estamos atravessando, há pouco mais de dois anos, um processo de golpe de estado – amparado por forças jurídicas e midiáticas – que vem estraçalhando diretos conquistados pela classe trabalhadora. São direitos que levaram décadas para entrarem em vigor, à custa de um longo e árduo processo de luta política e social”, afirma.

E para mobilizar e reunir forças, as Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo, as Centrais Sindicais (CTB e CUT) e sindicatos realizam na próxima terça-feira (1º), um dia de ações com debates, protestos e caminhada. As atividades acontecerão no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, em Fortaleza.

Pela manhã, a partir das 9h, acontecerá o lançamento do Congresso Estadual do Povo. A ideia é ouvir, debater e dialogar com o povo, moradores das periferias e todos aqueles que queiram contribuir com propostas para o país. “Queremos saber o que eles propõem de projeto para o Brasil. Nosso intuito é fortalecer esta ligação entre os movimentos sociais e o povo e, deste elo, renovar nossas energias para as batalhas que são muitas”, reforça Simplício.

No período da tarde, a partir das 15h, também no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, os trabalhadores se concentram para o ato em comemoração ao Dia do Trabalhador. A mobilização seguirá em caminhada pelas principais ruas da região até a Quadra da Cruz Grande, no bairro Serrinha.

Mais

Até o Dia do Trabalhador, as Centrais Sindicais e Frentes estão realizando atividades e visitas, reunindo sindicatos, mobilizando trabalhadores, panfletando em feiras livres, para ratificar a importância deste 1º de Maio.

Além das atividades de Fortaleza, também serão realizados atos no interior cearense. Em Iracema, os trabalhadores realizam Carreata, com concentração a partir das 7h, na Praça Casimiro Costa (Praça da Mangueira). Em Tabuleiro do Norte, o ato unificado será a partir das 10h, no Posto alternativo. Caucaia também tem atividade, com o 2º Acampamento Estadual do Levante Popular da Juventude, que encerra sua programação também no 1º de Maio.

A Medida Provisória (MP) 808, que alterava itens da Lei 13.467, da Reforma Trabalhista, perdeu validade no dia 23 de abril. Com isso, fica valendo a lei na íntegra, inclusive com pontos criticados por governistas, como o trabalho intermitente sem amarras, a possibilidade de mulheres e gestantes atuarem em locais insalubres e a jornada 12×36 apenas por acordo individual.

O Brasil possui mais de 13 milhões de desempregados.

Serviço

Dia do Trabalhador – Ceará

Fortaleza
Local: Ginásio Poliesportivo da Parangaba (Avenida General Osório de Paiva, S/N)
9h – Lançamento do Congresso do Povo
15h – Concentração seguida por grande caminhada até a Serrinha.

Iracema: 7h, na Praça Casimiro Costa (Praça da Mangueira)
Tabuleiro do Norte: 10h, no Posto alternativo
Caucaia: 2º Acampamento Estadual do Levante Popular da Juventude