Um capixaba na XIII Brigada Internacional 1º de maio

 Anualmente o Instituto Cubano de Amizade com os Povos – ICAP realiza a Brigada Internacional 1º de maio, que neste ano, em sua XIII edição, ocorreu entre os dia 23 de abril e 06 de maio, unindo representantes de vários países que vão a Cuba com o objetivo de conhecer melhor a realidade do povo cubano.

XIII Brigada Internacional 1º de maio

Claudio Machado*

Os e as brigadistas tiveram oportunidade de conhecer, de forma mais aprofundada, as transformações que estão sendo implementadas como parte do processo de atualização do “modelo socialista cubano”, além de terem participado de outras importantes atividades, dentre as quais o ponto máximo é o magnífico desfile de 1º de maio, na Praça da Revolução.

Também foi incluída na programação da XIII Brigada atos em homenagem aos 60 anos da Revolução Cubana e os 70 anos de assassinato do líder sindical Menéndez Larrondo.

Os participantes ficaram hospedados a maior parte do tempo no Acampamento Internacional “Julio Antonio Mella” – CIJAM, a 45 km de Havana e participaram de atividades em quatro províncias: Havana, Artemisa, Villa Clara e Camagüey.

Representando o Espírito Santo, participou da XIII Brigada 1º de maio Marluzio Ferreira Dantas, petroleiro, dirigente do sindicato dos petroleiros, membro do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB/ES e presidente da Associação Cultural José Martí – ACJM/ES.

Marluzio teve a honra de, em nome da delegação brasileira, fazer a leitura da Carta de Havana, cujo teor segue na íntegra:

Carta de Havana

Discurso da delegação brasileira no encontro internacional de solidariedade a Cuba

Bom dia a todos os camaradas, saudamos o povo cubano, suas autoridades e lideranças pela acolhida e exemplo de solidariedade.

Estamos aqui para aprender e também para denunciar o golpe midiático-judicial e parlamentar que foi imposto a Dilma e seus 55 milhões de eleitores. Com o presidente Lula o que se passa é uma infindável perseguição política, através do judiciário e da mídia .

O presidente Lula é hoje um preso político com a intenção clara de não permitir sua eleição em outubro próximo de 2018.

A rede globo de televisão, apesar das novelas exportadas para todo o mundo, é a “cabeça" local do retrocesso que a classe trabalhadora vêm sofrendo. No Brasil, o departamento de Estado norte americano tem sua sede na rede globo de televisão, e sua sede na polícia federal de Curitiba (a Guantánamo brasileira) .

O capitalismo predador dos recursos naturais e humanos é o verdadeiro inimigo.

De suas práticas decorre a violência que se aplica aos pobres, negros, mulheres, indígenas, LGBT’s , moradores das áreas de periferia urbanas e povos de comunidades tradicionais.

Apesar disso, o povo brasileiros resiste, trabalha, se organiza em movimentos como: MST (movimento dos sem terras), MAB (movimento dos atingidos por barragens), MPA (movimento dos pequenos agricultores), MTST (movimento dos trabalhadores sem teto/ com frequência majoritária em áreas urbanas), seus sindicatos  que mantém a esperança.

Concluímos pela UNIDADE da luta solidária e anti capitalista de todos os lutadores do Brasil, América Latina, Caribe e de todo o mundo, que já existe, mas temos que reforça-la.

O ódio e o fascismo não passarão!

– Marielle presente;

– Fora temer;

– Lula livre;

Viva Cuba e sua gente, que é a maior responsável pela continuidade da sua vitoriosa revolução socialista.

Muito Obrigado.

Havana, 02 de maio de 2018.

Delegação brasileira de solidariedade a Cuba