Empreendedorismo: Secitece e Prefeitura de Aracati incentivarão jovens

Cerca de 150 estudantes do município de Aracati participaram, na última quarta-feira (09), no teatro Francisca Clotilde, da apresentação do projeto "Corredores Digitais", que este ano está selecionando cerca 200 startups. A atividade faz parte do Circuito Corredores Digitais, que vai percorrer 60 municípios lançando o edital 2018.

Empreendedorismo: Secitece e Prefeitura de Aracati incentivarão jovens

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Nágyla Drumond, participou do evento, ao lado de vários secretários municipais de Aracati. “Precisamos fazer ciência com o objetivo de melhorar a vida do nosso povo, desenvolvendo projetos que apresentem soluções simples para os problemas do cotidiano”, disse a secretária, lembrando que o Corredores Digitais está presente em todo o Ceará, estimulando o empreendedorismo e mostrando a capacidade e a criatividade dos jovens de desenvolver soluções inovadoras.

Nágyla fez questão de ressaltar o orgulho e a emoção de está pisando pela primeira vez no palco do teatro Francisca Clotilde, uma grande professora e feminista. E agradeceu a parceria com a prefeitura de Aracati, que está junta nesse desafio de garantir novas possibilidades para a juventude e de incentivar a inovação. “Podemos movimentar ideias e ações inclusivas, com soluções inovadoras para resolver problemas sociais de suas cidades”.

Thiago Barros coordenador do Criarce, falou sobre Tecnologias Exponenciais, mostrando novas formas de empreender e possibilidades de mercados. “Pensar grande tem custo zero. Daí a necessidade de inovar e persistir sempre”, ressaltou.

Já Marília Coelho explicou como participar do projeto, cujas inscrições serão encerradas no dia 20 de maio. Para se inscrever, é necessário formar um time de 2 a 4 pessoas com idade a partir de 16 anos e que tenham um desejo em comum: transformar seus projetos científicos, tecnológicos, projetos de feira de ciências, e/ou ideias inovadoras e criativas em modelo de negócio viável, sustentável e escalável (startups).

Os selecionados pelos Corredores Digitais irão receber consultoria com duração de 6 meses, período em que serão trabalhados cinco pilares principais: Competência Empreendedora, Modelagem do Negócio, Tecnologia, Marketing e Modelagem Financeira dos projetos apoiados. As inscrições podem ser feitas em www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais.

No final do evento, estudantes do município de Amontada, empreendedores apoiados pelo Corredores Digitais, alunos de uma escola profissionalizante no município, mostraram o projeto desenvolvido por eles de criação de uma máquina de medição da radiação solar – Sunsafe.

O programa Corredores Digitais é realizado pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).