1968: 50 anos depois – “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!”

De 16 a 18 de maio, às 19h, no MIS (Museu da Imagem e do Som) de Campinas, acontece os debates sobre 1968, 50 anos depois desse período que marcou a história do nosso país.

Cartaz do Evento de Maio de 1968

O ano de 1968 foi emblemático. Nele aflorou uma série de contradições latentes na sociedade brasileira sob o domínio de uma ditadura militar, completando 4 anos. Mais do que aflorar, muitas dessas contradições explodiram naquele momento. As marcas mais visíveis foram as grandes manifestações estudantis. Elas tomaram às ruas do nosso país e enfrentaram a repressão. Também houve ebulição no movimento operário e na cultural nacional. A breve primavera da liberdade acabou sendo sufocada pelo AI-5, mas deixou sementes que frutificariam anos depois. As mesas de debate do Seminário “1968: 50 anos depois” pretendem tratar de alguns aspectos daquele ano memorável e de suas conseqüências para o Brasil.

Programação

16 de maio (quarta-feira) – Reflexões sobre 1968 no Brasil: Bernardo Joffily (jornalista e vice-presidente da UBES em 1968), Rose Nogueira (jornalista, presa política e presidenta do grupo Tortura Nunca Mais) e Arnaldo Lemos (professor de sociologia da PUCCAMP).

17 de maio (quinta-feira) – 1968 em Campinas pelos olhos dos militantes do movimento estudantil presos em Ibiúna: Augusto César Petta, Luiz Carlos de Freitas, Helena Costa Lopes de Freitas, Robeni Baptista da Costa

18 de maio (sexta-feira) – 1968 e a cultura brasileira: Renato Tapajós (cineasta) e Jonas Lemos (diretor de teatro)

Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas – Rua Regente Feijó, 859 – Centro.

Entrada Franca – limitado a 70 pessoas

Será emitido certificado para aqueles que participarem de 2/3 das atividades.

Promoção
Fundação Maurício Grabois (FMG), Associação dos Professores da PUCC (Apropucc), Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e DCE da Unicamp e Cineclube Outubro.

Apoio
Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu da Cidade (Muci) e Secretaria Municipal de Cultura de Campinas (SMCC).