Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo apoiam greve dos petroleiros

Esta quarta-feira (30), em mais um Dia Nacional de Luta, os petroleiros de todo o país irão paralisar as atividades em apoio aos caminhoneiros, que já estão em greve há quase 10 dias, e reforçam a luta em pela redução do preço dos combustíveis.

Petroleiros do Ceará aprovam indicativo de greve

Convocada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), que vem realizando assembleias nos sindicatos de todo o país nos últimos meses, apoiada pelas Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo e pelas centrais sindicais, os petroleiros anunciam a adesão à luta dos caminhoneiros em greve e iniciam uma paralisação de advertência de 72h, que começará à meia noite desta quarta-feira (30). “O povo brasileiro está indignado com o alto custo de vida, o valor do gás e do combustível, que já foi reajustado mais de duzentas vezes em dois anos e exige respostas imediatas. Nosso apoio se concretiza com solidariedade e luta! Portanto chamamos todas as pessoas a participarem do Dia de Luta em todo o país nesta quarta-feira, dia 30 de Maio”, declaram documento apresentado pela FUP.

Na pauta da manifestação dos petroleiros, “todos contra a entrega do Sistema Petrobras”, “todos contra o aumento dos combustíveis”, “privatizar faz mal ao Brasil”, “Fora Pedro Parente!”, “mudança imediata da política de preços dos combustíveis”, “em defesa da Petrobras estatal” e “Fora Temer! Por eleições livres e democráticas”.

“Há muito tempo esperávamos pela oportunidade de desmentir todas as calúnias fabricadas pela grande mídia, porta-voz do mercado, contra a nossa categoria. Essa é a chance de mostrar que nós, petroleiros, queremos uma Petrobras que sirva aos trabalhadores brasileiros, fomentando o desenvolvimento nacional com a geração de empregos e aportando investimentos para a saúde e educação. A sociedade nos apoiará. Nossa luta é pela dignidade do povo. Esses três dias são decisivos para mostrar nossa unidade”, ratifica a FUP.

Ceará

No Ceará, a paralisação dos petroleiros terá o apoio dos movimentos sociais. “Nosso foco é participar, reforçar e intensificar esta iniciativa. Somos todos trabalhadores e defendemos os direitos de todos”, reforça Luciano Simplício, presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-CE).

Ele ratifica que as manifestações desta quarta-feira (30), estarão concentradas na Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), refinaria da Petrobras localizada em Fortaleza, no bairro do Mucuripe. Lá estarão acontecerão as principais manifestações em apoio aos petroleiros na Capital.