Milhares nas ruas contra os nazistas em Berlim

Pelo menos 25 mil pessoas se mobilizaram contra o ódio e o racismo do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que no domingo (27) marchou em Berlim "pelo futuro do país"

manifestação na Alemanha contra o nazismo - Movimento Político de Resistência

Cerca de 5mil apoiadores da AfD (na sigla em alemão) marcharam pelas ruas de Berlim para defender um país sem refugiados e muçulmanos, um país "sem o caos que Merkel criou" com a política de fronteiras abertas, que auxilia pessoas fugidas de seus países.

A questão dos refugiados tem sido um tema quente na política alemã nos últimos anos, na sequência da guerra de agressão à Síria e das operações de desestabilização provocadas pela OTAN e pelas potências ocidentais no Oriente Médio e na África.

Nas eleições gerais de setembro de 2017, os partidos do governo anterior foram fortemente penalizados. O AfD entrou no parlamento federal com 92 deputados, sendo o terceiro maior partido no Bundestag e o maior grupo da oposição.

"Prendam Angela Merkel", lia-se em alguns dos cartazes da marcha, onde dominavam as cores nacionais da Alemanha. Também lia-se que "o Islã não faz parte da Alemanha" – uma mensagem claramente racista e xenófoba que o AfD divulga com insistência.

13 contra-manifestações

Em resposta a marcha neonazista, foram convocadas 13 contra-manifestações, revela a Reuters, que reuniram entre 20 e 25 mil pessoas. Os organizadores, em que se incluem partidos, sindicatos, organizações de estudantes e de defesa dos imigrantes, falam em 70 mil.

Nestas manifestações foi possível ouvir palavras de ordem como "Solidariedade em vez de racismo" e "Toda a Berlim é contra a AfD", além de ver faixas em que estavam estampadas mensagens contra o racismo, a xenofobia e que faziam refereência à natureza fascista da AfD: "Nunca mais" e "Vão embora, nazistas".

Nas mobilizações de caráter antifascista também se integrou o mundo da música techno, com a participação de mais de cem clubes, que tocaram a música bem alto nos altofalantes, para "abafar" os discursos dos dirigentes do partido de extrema-direita junto à Porta de Brandenburgo, informa a PressTV. 

Um forte contingente policial e inúmeras barreiras mantiveram os manifestantes separados. Registaram-se alguns incidentes mas sem gravidade.