Lula diz que vitória de Gleisi “desmoraliza discurso da Lava Jato”

Em carta à presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal desta terça-feira (19), que absolveu a senadora e rejeitou as acusações do Ministério Público contra ela. "Pela primeira vez o STF reagiu claramente diante da indústria de delações em um caso concreto, desmoralizando o discurso e a prátia da Lava Jato", disse Lula em um trecho da carta.

Gleisi e Lula

O ex-presidente considerou a decisão do Supremo como uma vitória que recebe "muita alegria", mas questiona "quem vai te pedir desculpas por quatro anos de acusações falsas?".

"Nada espero dos que te acusaram falsamente. Mas tenho certeza de que o povo brasileiro saberá reconhecer seu exemplo de coragem e integridade para enfrentar a máquina de mentiras da Lava Jato e da TV Globo", acrescentou.

Para Lula, "as mentiras dos delatores e dos procuradores eram tão evidentes que não havia outra decisão possível, apesar da imensa pressão da Rede Globo para condená-la".

Lula lembrou que foram quase quatro anos de bombardeio midiático com "notícias falsas e parciais", sem que os argumentos da defesa nem as contradições entre os depoimentos dos delatores fossem abordados.

"E você enfrentou toda essa pressão com a indignação dos inocentes e a coragem dos que lutam pela verdade e pela justiça. Você é forte, sempre esteve ao lado do povo, é a presidenta do Partido dos Trabalhadores. É por isso que eles tentaram te destruir numa farsa judicial', disse Lula.

Para ele, a absolvição da senadora no Supremo foi uma importante vitória da democracia e do estado de direito sobre os que vêm tentando impor "um regime de exceção contra o PT e as forças populares e democráticas mais expressivas do país".

"De vitória em vitória, vamos reconstruir este país e restaurar a esperança na democracia, na justiça e na igualdade", salientou.