Nova viagem de Kim à China para reforçar laços bilaterais

Na terceira visita de Kim Jong Un à China, a cúpula de Cingapura e a economia estiveram no topo da agenda

China Coreia Popular Xi Jiping Kim Jong Un - Foto: Diário do Povo

Pequim espera que o resultado da cúpula entre a Coreia Popular e os Estados Unidos seja completamente implementada, dado que é um passo importante para a resolução política da questão nuclear da Península Coreana, de acordo com o presidente Xi Jinping. 

Xi Jinping pronunciou-se em Pequim durante um encontro com Kim Jong Un, líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

Os dois líderes concordaram em assegurar, consolidar e desenvolver as relações entre a China e a RPDC e avançarem em conjunto rumo à paz e estabilidade na Península Coreana.

Xi apelou às partes envolvidas para avançar com o processo de paz na península, assegurando que a China, como sempre, irá desempenhar um papel construtivo, e referiu que a questão da península está avançando favoravelmente rumo à sua resolução, pela via do diálogo e das negociações, graças aos esforços conjuntos de todas as partes envolvidas.

Kim pôs em curso esforços positivos no sentido da desnuclearização e manutenção da paz na Península Coreana, disse Xi. A China elogiou os resultados da cúpula de Cingapura entre Kim e Donald Trump, durante a qual ambas as partes concordaram em trabalhar rumo à desnuclearização e ao estabelecimento de uma situação de paz duradoura e estável na península.

A viagem especial de Kim à China reflete a grande atenção que o líder da RPDC atribui à comunicação estratégica entre as duas partes e os dois países, disse Xi.

A visita de dois dias de Kim à China começou na quinta-feira (14). Esta é a sua terceira visita à China desde março, quando o líder visitou Pequim naquela que foi a sua primeira viagem ao estrangeiro desde que assumiu o cargo de líder da RPDC. Em maio, viajou até Dalian, na província de Liaoning, onde se encontrou com Xi pela segunda vez.

Xi, que reiterou o apoio incondicional da China à RPDC, disse estar pronto para trabalhar com Kim no sentido de continuar a implementar os consensos importantes atingidos pelas duas partes, e impulsionar o desenvolvimento das relações China-RPDC em benefício dos povos de ambos países.

Salientando que este ano marca o 40º aniversário da política de reforma e abertura da China, Xi disse que o povo Chinês explorou de forma autônoma um percurso de desenvolvimento adequado à sua situação e que a China está satisfeita por constatar que a RPDC passou a focar a sua atenção no desenvolvimento econômico.

O desenvolvimento da causa socialista da RPDC entrou em um novo patamar na história. A China demonstrou interesse em apoiar o crescimento da sua economia, a melhoria do nível de vida da população e o engendramento de um plano que se enquadre nas condições da RPDC, segundo Xi.

Kim, por seu turno, afirmou que a cúpula de Singapura obteve resultados que vão de encontro aos interesses de todas as partes envolvidas, incluindo da comunidade internacional.

O líder da RPDC apresentou o agradecimento do seu país pelo papel desempenhado pela China na promoção da desnuclearização e manutenção da paz e estabilidade na Península Coreana.

Antes do encontro, Xi realizou uma cerimônia de boas-vindas para Kim no Grande Salão do Povo.