Márcio Jerry lembra grêmios da importância da luta pela democracia

Márcio Jerry participa de Encontro de Grêmios Estudantis

 Para fazer um resgate histórico e compartilhar as experiências no movimento estudantil, o presidente do PCdoB-MA, Márcio Jerry, foi convidado debater com mais de 400 estudantes, de todo o Maranhão, que participaram do ‘Mais Grêmios – Emaranhando Sonhos: I Encontro de Grêmios Estudantis’, na manhã desta quinta-feira (21), no IEMA de São Luís. Para Márcio, que iniciou o militância política aos 14 anos no movimento secundarista, é a defensa firme pela Democracia, que aproxima a luta dos estudantes da década de 80 aos estudantes da atualidade. 

 

“A luta que era atual na minha geração, dos ano 80, é atual na geração atual, que é a bandeira da Democracia, que nos desafia, nos convoca, nos chama. E o movimento secundarista é fundamental para que isso ocorra. Sem grêmios ativos, firmes, fortes e atuantes não é possível estruturar de uma melhor maneira a Democracia na escola, na comunidade e na sociedade”, defendeu Márcio. 

 

O evento, organizando pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi um sucesso, reunindo estudantes de 214 municípios maranhense, que puderam trocar experiência, interagir, debater sobre políticas estudantis, esporte, cultura, protagonismo e participação na gestão escolar. A intenção da gestão estadual é estimular a criação e manutenção dos grêmios estudantis e isso é, para Márcio Jerry, revelador. 

 

“Este evento mostra a ousadia de um Governo que pronuncia a palavra Democracia não como retórica, mas que busca extrair o conceito de Democracia no sentido real e concreto. Ao estimular a organização de grêmios, evidencia que nessa política pública não há intenção de controle, há uma intenção de liberdade, de construir grêmios efetivamente críticos”, pontuou o presidente do PCdoB, definindo: “Ao instigar ainda mais a ter esse protagonismo juvenil, revigora-se a esperança coletiva de construção de uma sociedade de oportunidade para todos”. 

 

Programação 

 

Durante a manhã, ainda foi exibido o documentário “Primavera”, de Ana Petta, que trata sobre as ocupações nas escolas, de 2016, iniciadas em São Paulo e que se espalharam por vários estados.  A cineasta, que acompanhou de perto o tratamento concedido aos jovens estudantes Brasil a fora, elogiou a iniciativa do Estado em realizar uma ação como esta. 

 

“No filme a gente fala exatamente de um Governo que reprimiu barbaramente o estudantes, e vir ao Maranhão é um motivo de esperança, porque está na contramão disso. E assistindo a tudo que está acontecendo só me dar força para voltar para São Paulo com a certeza que aqui está brotando uma coisa muito viva, muito pulsante, muito feliz”, relatou Ana.