Laura Carvalho denuncia fake news do UOL

 A economista e professora da USP Laura Carvalho negou pelo Twitter que tenha feito declaração atribuída a ela em um título do UOL na publicação de uma entrevista sua ao portal: "Dilma tirou dos pobres para dar aos ricos da Fiesp, diz economista em livro".

Laura Carvalho twitter - Reprodução

"Eu nunca disse que tirou dos pobres para dar aos ricos. Eu disse que as desonerações acabaram se tornando transferência de renda para rico. A própria Dilma já falou isso, aliás", rebateu Laura neste domingo 24.

A declaração do título também não é feita na entrevista. A resposta da economista sobre o assunto é a seguinte, segundo o próprio UOL: "O problema não são os setores, mas as desonerações como política pública. É uma política conservadora, que não está associada à esquerda em nenhum lugar do mundo. O que eu questiono é esse modelo herdado do desenvolvimentismo dos anos 1970, que não entendeu que esse tipo de instrumento não tem os efeitos prometidos e só promove a transferência de renda para rico".

Resta saber se as agências que se propõem a checar a veracidade dos fatos na imprensa, mas são ligadas a grandes veículos de comunicação, como a Lupa, que é hospedada no site da Piauí/Folha/UOL, colocarão selos de "verdadeiro" ou "falso" sobre a entrevista e avisarão o Facebook, que as contratou, para alertar que o portal tem disseminado conteúdo falso aos leitores, como fizeram com a mídia independente