Jogador sueco grava discurso contra racismo após sofrer agressões

O meio-campista sueco, Jimmy Durmaz, falhou contra a Alemanha, mas as consequências estão extrapolando o aceitável…

durmaz - Divulgação

Faltava pouco menos de um minuto para terminar o jogo, a seleção da Suécia, que já foi responsável por deixar Holanda e Itália fora da Copa, estava prestes a encaminhar a desclassificação de mais um gigante, a da seleção atual campeã mundial, Alemanha. 

O empate por 1 a 1 entre as equipes, deixava Suécia e México podendo empatar na última rodada para que ambas avançassem, deixando de fora a Alemanha. Quando em um vacilo da equipe os alemães se aproximaram da área sueca, Durmaz cometeu uma falta desnecessária em Timo Werner. O craque do Real Madrid, Toni Kroos, não perdoou e marcou um golaço. Deixando a Alemanha viva na competição e a Suécia mais distante da classificação. 

Jimmy Durmaz tem origem turca. Apesar de ter nascido e iniciado sua carreira no país escandinavo, o jogador de 29 anos é filho de pais assírios originários da Turquia. E isso motivou insultos racistas ao atleta após a partida de sábado, contra os alemães. Ameaças também foram feitas a família de Durmaz. 

Por conta disso, e com o apoio de todos os jogadores da seleção de seu país e também da comissão técnica, Durmaz gravou um discurso, onde diz serem inaceitáveis as agressões e ameaças, e que tem orgulho de defender a camisa e a bandeira da Suécia. No final do discurso, os atletas deixaram uma contudente resposta aos racistas e preconceituosos, confira no vídeo abaixo publicado pelo jornal inglês The Guardian:

(legendas disponíveis apenas em inglês)