Vitória de López Obrador no México repercute pelo mundo

A vitória esmagadora de Andrés Manuel López Obrador sobre seus adversários no México repercutiu no mundo e na América Latina. Ainda não foi encerrada a contagem de votos, que segue lenta, mas o novo presidente já tem 53,6% dos votos. Líderes de todo o mundo o cumprimentaram pela façanha de interromper o ciclo de 90 anos da direita no país.

López Obrador - Reuters

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que a vitória de AMLO foi o “triunfo da verdade”. "Felicito ao povo irmão mexicano e a seu presidente eleito, López Obrador. Que se abram as largas alamedas da soberania e da amizade de nossos povos. Com ele, triunfa a verdade sobre a mentira e se renova a esperança da Pátria Grande", disse Maduro, pelo Twitter.

Evo Morales, presidente da Bolívia destacou o enfrentamento de López Obrador com os Estados Unidos e vê com bons olhos o resultado da eleição mexicana para todo o continente.

“Reafirmamos nosso chamado a que México olhe para o sul, para que unidos na base de nossa identidade latino-americana façamos frente às investidas do império”, disse.

Analistas acreditam que a vitória de López Obrador será pode impulsionar a retomada do ciclo progressista da América Latina, uma vez que o país tem uma das principais economias do continente e poderá fazer o enfrentamento necessário à reação da direita.

Apesar de ter feito uma campanha dura, que não baixou a cabeça para a política hostil de Donald Trump, o presidente americano também parabenizou seu par mexicano pela vitória. "Parabéns a Andrés Manuel López Obrador por se tornar o próximo presidente do México. Quero muito poder trabalhar com ele. Há muito a ser feito em benefício dos Estados Unidos e México", disse Trump pelo Twitter.

O primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, espera que López Obrador seja seu cúmplice na tentativa de atualizar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte o Nafta, pela sigla em Inglês. Desde a chegada de Trump na presidência dos Estados Unidos, os laços entre os países se enfraqueceram.

O líder progressista norte-americano, Bernie Sanders, também cumprimentou o novo presidente mexicano: “Parabéns ao López Obrador e ao povo do México. Nossos países devem trabalhar juntos para criar um continente que tenha justiça econômica, social, racial e ambiental, ao invés da divisão e da xenofobia”.

Prestes a deixar a presidência da Colômbia para dar lugar a Iván Duque, Juan Manuel Santos parabenizou AMLO e desejou que os dois países continuem com “as excelentes relações” que tiveram nos últimos anos.

Lenín Moreno, do Equador, pretende “estreitar laços e reunir esperanças” com o México, disse o presidente no Twitter.