Datena faz vídeo elogiando Alckmin, mas diz que não vota nele

Nem bem começou a sua pré-campanha e o apresentador José Luiz Datena, pré-candidato ao Senado pelo DEM, já provoca polêmica. Ele aparece em um vídeo nas redes sociais fazendo elogios ao presidenciável tucano Geraldo Alckmin nesta terça-feira (3). O que para muito era uma declaração de voto, virou tragédia para Alckmin.

Datena - Reprodução

No vídeo de marketing eleitoral, Datena diz que "não tenho muita coisa a falar do Geraldo", a não ser que "é um baita cara honesto”. “É um cara que erra como você e aprende como você a corrigir os erros”, afirmou .

Alckmin, por suas vez, agradeceu o apresentador: "Muito obrigado pelo apoio, @DatenaOficial! Estamos juntos!".

Mas pelo jeito tudo não passou de propaganda eleitoral mesmo. Datena fez a publicidade, mas na vida real não compra o produto. Isso porque em entrevista à colunista Mônica Bérgamo, da Folha de S. Paulo, o apresentador e pré-candidato outsider disse que não votará no ex-governador de São Paulo para presidente.

“Quero deixar bem claro: gosto do Alckmin, mas não vou votar nele para presidente”, disse Datena.

Ao explicar a peça publicitária, Datena disse que se fosse "votar em todo mundo que faz" o que ele diz no vídeo que Alckmin faz, teria que votar "quase no Brasil inteiro”.

Segundo Datena, ele não está convencido de que o tucano "é o homem talhado para a coisa". Seguindo o roteiro dos candidatos antipolíticos que querem ser políticos, Datena diz que "não vou pedir voto para ninguém. Nem para mim". "Quero ganhar a confiança das pessoas, e não ficar pedindo", disse.

As declarações do apresentador é mais um ingrediente que sabota a pré-campanha de Alckmin. Para tucanos e aliados, a campanha do ex-governador de São Paulo não vai decolar e tentam trabalhar outro nome para as eleições de outubro.

Alckmin , por sua vez, tenta a indicação de uma liderança do DEM ou do MDB na sua chapa como vice para garantir o seu nome na disputa. Mas os partidos não embarcaram ainda nessa ideia.

O próprio DEM ainda não definiu apoio a nenhum candidato ao Palácio do Planto e o nome do Datena chegou a ser cogitado para uma possível candidatura, mas o apresentador diz: “oficialmente não chegou em mim”.