Futuro e Memória: Site apresenta grandes nomes da música do Ceará

Já está no ar o site www.futuroememoria.com, com acesso gratuito, inclusive para download, das 12 canções do disco "Futuro e Memória – Grandes Nomes da Música do Ceará", dos compositores cearenses Rogério Franco e Dalwton Moura, nas vozes de Kátia Freitas, Davi Duarte, Rodger Rogério, Téti, Eudes Fraga, Rogério Franco, Paula Tesser, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Paulo César Oliveira e do convidado especial Zé Luiz Mazziotti.

Futuro e Memória: Site apresenta grandes nomes da música do Ceará

No site é possível escutar e baixar gratuitamente todas as canções do disco, além de conferir o clipe da primeira faixa de trabalho ("Mais que Sonhar", na voz de Kátia Freitas), solicitar envio do CD físico incluindo 14 cartões com fotografias do Edifício São Pedro (primeiro prédio da orla de Fortaleza, inaugurado em 1951), curtir imagens dos artistas participantes, saber mais sobre o projeto e até contratar o show.

O disco chama atenção e propõe um olhar diferenciado, um "estado de poesia", como diria outro poeta, como passagem para uma viagem por 12 canções de diferentes gêneros – balada, jazz, bossa, rock, baião, maracatu, afoxé… Muita diversidade, mas também muito em comum, na tessitura cuidadosa de harmonias, melodias, letras, arranjos, interpretações, como fio condutor do álbum.

Os intérpretes e instrumentistas reunidos no disco representam diversas gerações da música do Ceará, em uma verdadeira seleção histórica – e atual – dessa produção. Dos anos 60, os mestres Rodger Rogério e Téti, que a partir da década seguinte se tornaram nacionalmente conhecidos, ao lado de Fagner, Belchior, Ednardo, Fausto Nilo e tantos outros da geração que ficaria conhecida como "Pessoal do Ceará", levando a música do Estado para todo o País.

Do final dos anos 70, intérpretes como Calé Alencar e o violonista Nonato Luiz. Dos anos 80, Rogério Franco e Edmar Gonçalves. Dos anos 90,Kátia Freitas, Davi Duarte, Adelson Viana.

Dos anos 2000 a cantora Paula Tesser, hoje radicada em São Paulo e desenvolvendo uma bem-sucedida carreira nacional na música independente. Também os cantores e compositores Gilmar Nunes e Paulo César Oliveira, além do arranjador e pianista Italo Almeida. E da atual década, nomes como Hermano Faltz, André Benedecti e Ricardo Abreu, destaques da novíssima e extremamente talentosa cena instrumental cearense.

Música e fotografia: cartões/poemas-postais

Pelas lentes de Luiz Alves, as letras das canções são dispostas, no disco, em cartões com as fotos de detalhes, vestígios e verdadeiros poemas visuais do São Pedro, o primeiro edifício da orla de Fortaleza, hoje uma embarcação de linhas diferentes a capturar o olhar, condensar o tempo, instigar como memória e perguntar sobre um incerto futuro.

Mais sobre os compositores

O álbum é o terceiro disco da carreira de Rogério Franco, cantor e compositor cearense que se destacou a partir dos anos 90, foi premiado em diversos festivais no Ceará, em Minas Gerais, São Paulo, Paraíba e Paraná, e teve canções gravadas por nomes como seu irmão Rodger Rogério e a cantora Myrlla Muniz. É parceiro de grandes nomes da música do Ceará e do Brasil, como Paulinho Pedra Azul, Davi Duarte, Marcílio Homem e muitos outros. Rogério Franco é também produtor e diretor musical, trabalhando em discos de diversos cantores e compositores de Fortaleza.

Parceiro de nomes como o capixaba Roberto Menescal, o maranhense César Nascimento e os cearenses Luciano Franco, Tarcísio Sardinha, Paulo Façanha, Davi Duarte, Rodger Rogério, Isaac Cândido, Adelson Viana, Luizinho Duarte, Marcio Resende, Pingo de Fortaleza, Cristiano Pinho e Kátia Freitas, Dalwton Moura teve também canções gravadas por intérpretes como Junior Meireles, Luciana Alves, Bia Góes, Edson Montenegro, Aparecida Silvino, Idilva Germano, Fhátima Santos, Lia Veras, Aline Costa, Lupe Duailibe, Joana Angélica, Fernando Rosa, entre outros. É também jornalista, crítico musical e produtor cultural, com destaque para sua atuação em projetos de jazz e música instrumental e iniciativas de divulgação e afirmação da música do Ceará.

Canções, intérpretes e arranjadores do disco

1. Futuro e Memória – Zé Luiz Mazziotti – Arranjo: Italo Almeida
2. Mais que sonhar – Kátia Freitas – Arranjo: Cristiano Pinho
3. A quem sonhou o amor – Davi Duarte – Arranjo: Anfrísio Rocha
4. Uma canção a mais – Rodger Rogério – Arranjo: Hermano Faltz e Nelio Costa
5. Reinvenção – Teti – Arranjo: Italo Almeida
6. Ao pé do ouvido – Gilmar Nunes – Arranjo: Italo Almeida
7. O compositor – Eudes Fraga – Arranjo: Adelson Viana
8. O que virá – Rogério Franco – Arranjo: Nonato Luiz
9. Surpresas – Paula Tesser – Arranjo: Hermano Faltz e Nelio Costa
10. Tudo em nós – Edmar Gonçalves – Arranjo: Cainã Cavalcante
11. Vida-sol – Calé Alencar – Arranjo: Italo Almeida
12. Cantarte – Paulo César Oliveira – Arranjo: Italo Almeida

Todas as canções são de Rogério Franco e Dalwton Moura, exceto a faixa 2, “Mais que sonhar”, de Dalwton Moura.