Dia do Basta reúne centrais e movimentos sociais no Recife  

“Basta de retirada de direitos do trabalhador e privatização do patrimônio nacional”. É com esse mote que as centrais sindicais e os movimentos sociais de Pernambuco irão às ruas nesta sexta-feira (10), o Dia do Basta, e convoca todos os trabalhadores/as para ocupar a Praça do Derby, na área central do Recife, a partir das 15h. Representantes da CTB, CUT, CSP Conlutas, Força Sindical, Nova Central e UGT se reuniram nesta quinta-feira (9), na sede da CUT, para detalhar a mobilização. 

#DiadoBasta” reúne centrais sindicais e movimentos sociais no Recife - Divulgação

Para o presidente da CTB e do Sinpro Pernambuco, Helmilton Beserra (foto abaixo), “o Dia do Basta é a culminância de ações dos movimentos sociais e sindicais para que o trabalhador possa ter de volta seus direitos básicos garantidos”. Ele enfatizou que a mobilização para o Dia do Basta, no Recife, congregou “as centrais sindicais, os movimentos sociais e os partidos políticos democráticos que se uniram para, realmente, dar um basta a esse governo entreguista e contra a classe trabalhadora”.

“Todos vocês que querem dizer um basta à corrupção e à falta de emprego. Você que está revoltado, que não enxerga mais uma saída, é hora de ir às ruas”, convocou o presidente da Força Sindical Pernambuco, Rinaldo Júnior. Por sua vez, Cláudia Ribeiro representante da CSP Conlutas, disse que “é preciso dar um basta a esse conjunto de ações relacionadas à privatização do patrimônio nacional e defender a luta por moradia, e a luta contra conta todo e qualquer tipo de opressão”.

Para o presidente CUT Pernambuco, Paulo Rocha, o movimento é também para alertar o trabalhador sobre o “desgoverno” instalado pelo presidente ilegítimo Michel Temer. “O desemprego está altíssimo. Já são 27 milhões de pessoas desempregadas ou subempregadas. Por isso, convidamos todos e todas a participarem dessa grande manifestação”, destacou.

“O basta é para o aumento do combustível, para a terceirização, para a privatização”, elencou Luiz Nelson, representante da UGT. “O conjunto das centrais que representam o trabalhador brasileiro reage a ao desmonte de direitos imposto pelo o governo golpista e a classe trabalhadora não pode pagar pela crise do capitalismo”.

As Centrais informaram que já produziram o material de divulgação padronizado, que está sendo reproduzido pelos Sindicatos, Federações e Confederações. Além da exposição das peças nas redes de comunicação próprias de cada entidade, alguns materiais de convocação dos atos estão sendo impressos e distribuídos nas bases.

Do Recife, Audicéa Rodrigues, com informações da Força Sindical de Pernambuco via CTB-PE.