Brasileiros com visto legal são detidos nos Estados Unidos

Comunidade brasileira denuncia ação abusiva das autoridades de imigração em Boston.

Por Marco Piva

estados unidos

O drama das crianças brasileiras separadas dos pais pelas autoridades de imigração dos Estados Unidos adquire agora uma nova face. Dois turistas brasileiros que tinham visto de entrada legal nos Estados Unidos foram detidos em dias diferentes quando desembarcaram no aeroporto internacional de Boston, estado de Massachusetts.

Apesar de apresentarem todas as informações solicitadas e as garantias de recursos financeiros, os dois – um homem e uma mulher – foram algemados e permaneceram detidos por várias horas em uma cela do aeroporto. 

A denúncia é de Margareth Shepard, vereadora e presidente do Conselho de Brasileiros de Framingham, cidade que abriga uma das maiores comunidades de brasileiros nos Estados Unidos. Ela fez a denúncia durante entrevista ao programa Brasil Latino, transmitido pela Rádio USP FM 93,7.

Os nomes dos detidos ainda são preservados por temor a represálias. O consulado brasileiro em Boston foi acionado, fez um comunicado oficial ao Itamaraty e se comprometeu em buscar mais informações a respeito desse caso que é, segundo Shepard, um desdobramento da política de criminalização dos imigrantes praticada pelo governo de Donald Trump.

De acordo com o jornalista Jehozadak Pereira, que trabalha em Boston, as detenções de brasileiros tem sido frequentes, especialmente daqueles que desembarcam vindo do Panamá. “Isto tem acontecido há meses e de cada dez brasileiros, seis são mandados de volta sem conversa”, diz ele.