Cariri: Formação gratuita do Sindjorce lota auditório do Senac

Com recorde de inscritos e a participação efetiva de 40 pessoas, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realizou, nos dias 14, 16 e 18 de agosto o curso “Telejornalismo hoje: textos e vídeos para reportagem hipermídia”, nas dependências do Senac de Juazeiro do Norte. Ministrado pelo secretário-geral da entidade e diretor de Educação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Rafael Mesquita, a formação foi a primeira no segmento a ser ofertada pela entidade sindical cearense.

Cariri: Formação gratuita do Sindjorce lota auditório do Senac

O curso teve aulas teóricas, propondo uma análise da atuação jornalística em televisão e sobre os novos formatos promovidos pela inovação tecnológica. A proposta da formação consistiu em aulas interativas que combinaram exposição teórico-prática, análise de casos e debate com os estudantes. Também foi apresentado e discutido o cenário de convergência midiática, que inclui, pelo menos, a web, as redes sociais e a chegada do streaming.

Na última aula, ministrada pelo repórter cinematográfico, documentarista e professor municipal de Juazeiro, Jeorge Ulisses de Alencar, os alunos puderam conversar sobre a imagem jornalística, a linguagem televisiva e a parte técnica da produção de imagens cinematográficas. “Falamos sobre planos de ambiente, planos de expressão, passagens e enquadramento”, comenta o facilitador. Além disso, Jeorge exibiu vasto material produzido por ele e outros profissionais locais e do Brasil, em pautas no Cariri.

Todos os participantes receberão seus certificados por e-mail. “Esse curso foi fruto de um esforço do Sindjorce em proporcionar qualificação profissional aos jornalistas e estudantes da região. Esperamos voltar com outras capacitações, sobretudo na área de assessoria de imprensa”, comentou a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

“Existem Negros/as no Ceará?” é o tema da próxima aula

“Existem Negros/as no Ceará?” é o tema do segundo encontro do Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial, que acontece na próxima terça-feira, 28 de agosto, às 18h, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce). São convidadas deste encontro as pedagogas Samia Paula dos Santos Silva, doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e Emanuela Ferreira Matias, mestranda em Educação também pela UFC.

Samia atua nos temas movimentos sociais, educação popular e escola, e cultura e relações étnico raciais. Já Emanuela integra o Grupo Ética, diversidade étnico-racial e currículo da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

As convidadas, juntamente com coordenação pedagógica do Curso, conduzirão o debate sobre a reconstrução da identidade do negro no Ceará e a história da população negra, denunciando o processo de invisibilidade do grupo populacional no Estado.

Para acessar a leitura prévia do próximo encontro, clique AQUI