Ministros do STF recebem ativistas depois de 23 dias de greve de fome

Em greve de fome há 23 dias, os militantes que estão protestando contra a miséria e por justiça para o ex-presidente Lula, foram recebidos, nesta quarta-feira (22), pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso e Rosa Weber.

Rosa Weber recebe ativistas em greve de fome. 23 de agosto de 2018 - MPA

No primeiro dia da greve de fome, em 31 de julho, os ativistas pediram audiências aos 11 ministros do Supremo. Até o momento, haviam sido atendidos pela presidente, ministra Carmen Lúcia, que ouviu um dos grevistas; pelo ministro Ricardo Lewandowski, que recebeu todos os ativistas, e pelos funcionários do ministro Gilmar Mendes.

Eles querem que a Corte coloque em votação as Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADC's) 43 e 44, que tratam da legalidade da prisão em segunda instância, como é o caso do ex-presidente Lula, mantido preso político na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), desde o dia 7 de abril, sem que a sentença que o condenou tenha tramitado em julgado, ou seja, ainda cabe recurso.

Os sete militantes de movimentos sociais querem também que a Corte Suprema cumpra a determinação do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) de que o Estado Brasileiro garanta a Lula os direitos políticos e a participação nas eleições presidenciais deste ano.

Antes da reunião, o pastor protestante Ariovaldo Ramos fez uma visita aos militantes, que estão usando camas hospitalares e, nos deslocamentos, cadeiras de rodas, e falou sobre o sofrimento do povo e do sacrifício do grupo.

"A situação nos leva a medidas extremas. Vocês representam a angústia que todos nós estamos sofrendo – o exceção que se estabeleceu no Brasil e um Judiciário que não está cumprindo seu dever. Se estivesse, nada disso estaria acontecendo. O impeachment seria ilegal, o julgamento de Lula teria sido justo, os senhores do poder estariam nos tribunais e não assistindo as acusações caducarem", disse.

A pastora luterana Lusmarina Campos Garcia enviou uma carta de apoio aos grevistas, agradecendo a coragem dos militantes que tomaram essa decisão radical em prol da democracia e da justiça em nosso país. “A sua bravura nos dá força e inspiração", disse.

Lusmarina contou que escreveu uma carta para a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, responsável pela pauta da corte. "Há vidas esperando por sua decisão. Ela está nas mãos dela. A greve de fome é uma ação corajosa e desesperada ao mesmo tempo. Corajosa porque, com bravura, pessoas colocam a sua vida à disposição da construção de uma sociedade mais justa e igualitária; uma sociedade que não admita o retorno à miséria e à fome de milhões de cidadãos e cidadãs, como está ocorrendo no Brasil".

O caso do triplex

Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro no caso do tríplex do Guarujá, sem crime nem provas de qualquer ato ilegal. O que foi comprovado é que o apartamento não pertence ao ex-presidente e, sim, a construtora OAS. Mesmo assim, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou a decisão de Moro.

Os grevistas querem que Lula responda o processo em liberdade até o caso ser decidido na última instância da Justiça. Eles acusam o Poder Judiciário de violar a Constituição e impedir o povo de escolher pelo voto, soberanamente, nas eleições deste ano, o próximo Presidente da República.

Os grevistas

Frei Sérgio Görgen, 62 anos, gaúcho, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), diz que os ministros do STF precisam voltar a ter algum tipo de conexão com a população brasileira.

Rafaela Alves se manifesta por meio de versos: “A situação está extrema / Para onde vai a nação? / Com epidemias, desemprego / Sem saúde, educação / Políticas Sociais extintas / Resta abandono destruição. / Contra negros, jovens, mulheres / A violência só alimenta / Os preços desenfreados / O povo já não aguenta / A mídia segue mentindo / Nossas redes a enfrenta”.

Completando 68 anos em meio à Greve de Fome, Gegê Gonzaga, paraibano radicado em São Paulo, representa a Central dos Movimentos Populares (CMP), tem uma vida inteira dedicada à luta social. Segundo ele, “a resposta precisa começar de baixo pra cima e não de cima para baixo, somente assim o pobre, o trabalhador, o negro, o indígena, o camponês vão ter espaço de representação”.

Já a avó-coragem, Zonália Santos, 48 anos, que passou mal e foi socorrida em um hospital esta semana, é assentada da reforma agrária em Rondônia, deixou filhos e netos em casa para se unir ao grupo. “Nós não estamos aqui nos manifestando apenas pelo direito do presidente Lula em ter um julgamento justo, nós estamos manifestando nossa contrariedade com a volta da fome, da miséria da exploração”.

O pernambucano Jaime Amorim, 58 anos, dirigente do MST e da Via Campesina, diz que o ato reafirma sua opção política e coloca em destaque denúncias que têm sido ignoradas pelo Poder Judiciário, que tem se mostrado subserviente ao grande capital.

“Passar fome nesta greve é uma opção militante, colocamos nossas vidas aqui para que se possa evitar que milhões de brasileiros e brasileiras passem fome por não ter comida na mesa, passem fome por não ter opção”, afirmou.

Também militante do MST, Vilmar Pacífico, 60 anos, veio do Paraná, falou sobre a indignação de um povo que enfrenta diariamente a pressão e a agressão por parte das forças do estado. “A justiça deveria servir ao povo, deveria ser o lugar onde pudéssemos nos socorrer, mas a verdade que temos observado a cada dia é que ela também está se prestando ao serviço do capital e virando as costas para aqueles a quem deveria cuidar”.

Já Leonardo Soares, 22 anos, do Levante Popular da Juventude, que aderiu à luta em 6 de agosto, diz que “essa greve de fome tem a função de fomentar a participação e a organização do povo”. Segundo ele, a luta que os ativistas empreendem é por uma causa justa, que aglutina o povo e propõe a organização como ferramenta principal na disputa que se configura no atual processo.