Lula é preso político e deve ser liberado, diz ex-secretário da Unasul

O ex-secretário-geral da Unasul e ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, visitou Lula nesta quinta-feira (23) na superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, e ao sair, fez um pronunciamento em defesa da liberdade do dirigente petista. “Lula é um preso político e como tal deve ser liberado para seguir trabalhando pelo Brasil democrático que ele sempre sonhou”, disse.

Ernesto Samper - Mauro Calove

Para Samper, está claro que a prisão de Lula é uma ação política para impedi-lo de concorrer as eleições presidenciais deste ano. “[Os opositores] não buscam uma sentença justa, buscam uma vitória política. Não é necessário ser advogado para perceber que não há nenhum dos princípios universais do devido processo legal que não foram violados no caso do presidente Lula", denunciou.

Segundo Samper, Lula está “muito preocupado com a situação da América Latina, com os ventos da desintegração que atingem a região atualmente”. O ex-presidente brasileiro foi um dos fundadores da Unasul, o mais amplo bloco de integração do continente, integrado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Desde que Samper deixou a secretaria-geral do organismo, em 2016, a estrutura vem ruindo e recentemente seis países anunciaram que deixariam o bloco. A crise afeta o processo de integração e pode dar fim à Unasul. Samper vê com preocupação este cenário e acredita que Lula é um líder político capaz de reverter este quadro com sua habilidade política.