Eleições 2018: Cearenses ocupam ruas de Fortaleza em apoio a Haddad

Mais um dia histórico para marcar a mobilização da militância de esquerda no Ceará. Nesta sexta-feira (31), data em que foram iniciadas as exibições da propaganda política nas eleições deste ano, o dia também nos relembra os dois anos do golpe contra Dilma Rousseff (PT) e desnuda mais um atentado à democracia: o TSE rejeitou a candidatura de Lula para disputar a Presidência da República. Neste mesmo dia, cearenses de todos os cantos transformaram o Centro de Fortaleza num mar vermelho.

Eleições2018: Cearenses ocupam ruas de Fortaleza em apoio a Haddad - Julio Caesar

Conta a lenda popular que o “sertão vai virar mar”. Virou. Uma multidão de mais de 20 mil pessoas voltaram a ocupar as ruas de Fortaleza por democracia e em defesa do Brasil. Com unidade, mobilização popular e consciência política, o ato contou com a presença de Fernando Haadad (PT), candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva.

Participaram centrais sindicais, partidos políticos, candidatos que disputam eleições deste ano das mais diversas bandeiras, movimentos estudantil e sindical, sociedade civil, representantes de várias organizações populares. Eram mulheres, homens, estudantes, jovens, sindicalistas, trabalhadores e a sociedade organizada cearense que, demarcaram nas ruas, seu apoio a Lula, Haddad e Manuela D’Ávila (PCdoB).

A mobilização começou na Praça da Bandeira, tradicional local de manifestações em Fortaleza. A multidão percorreu as principais ruas do centro da capital em direção à Praça do Ferreira. Lá, Haddad foi recebido por milhares de apoiadores que, em uníssono, bradavam por “Lula Livre”.

Com a presença do governador Camilo Santana (PT), que pleiteia a reeleição e tem mais de 60% das intenções de votos, o ato político ratificou o apoio dos cearenses na luta intransigente em defesa da democracia.

Haddad considera que está sendo retirado do povo o “direito de eleger seu presidente”, fato que, mais uma vez, ameaça a democracia. “Isso nos preocupa, porque uma etapa, mais uma vez, atropela um passo importante diante da manifestação das Nações Unidas”, disse. O candidato a vice de Lula disse que no início da próxima semana estará com o ex-presidente para tratar sobre os próximos passos da chapa.

O presidenciável criticou a política econômica de Michel Temer (MDB), a quem condenou por implantar uma agenda “completamente diferente” da adotada pelos governos petistas, legitimamente eleitos e escolhidos pelo povo através do voto. Segundo ele, o PT volta a propor o aumento da renda dos mais pobres, fomentando o consumo. “Iremos isentar impostos, baixar juros e tributar banqueiros para que o crédito barato chegue aos trabalhadores”, informa.

Mais 

Camilo Santana enalteceu a presença do vice de Lula e afirmou que a chapa Lula-Haddad-Manuela tem a missão de "resgatar a esperança do povo brasileiro". “Haddad representa hoje a voz e a defesa do legado do maior presidente da história deste País, Luiz Inácio Lula da Silva".

Em sua intervenção, Camilo enumerou suas ações no Estado, dentre elas os avanços na área da educação. "Das 100 melhores escolas públicas, 77 estão no Ceará e reconhecemos a ajuda de Haddad, quando era ministro da Educação do ex-presidente Lula".