Na primeira pesquisa após cassação do TSE, Lula lidera com 37%

Pesquisa do BTG Pactual feita poucas horas depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou o registro da candidatura do ex-presidente, e divulgada nesta segunda-feira (3), mostra que Lula mantém a liderança na disputa ao Palácio do Planalto.

Lula máscaras

Na pesquisa feita nos dias 25 e 26 de agosto, Lula tinha 35% e Jair Bolsonaro, do PSL, tinha 22%. Agora, no levantamento feito nos dias 1º e 2 de setembro, Lula subiu para 37% contra os mesmos 22% de Bolsonaro.

Ciro Gomes fica na terceira posição, com 7% das intenções de voto, seguido por Geraldo Alckmin (6%), Marina Silva (5%) e João Amoêdo (4%).

A pesquisa foi feita sob o impacto da decisão do TSE, que ignorou a liminar concedida pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU, assegurando o direito político de Lula ser candidato. Fato esse que a grande mídia também tratou de esconder, apesar de representar uma grave violação aos tratados internacionais de direitos humanos.

A enxurrada de notícias de que a suposta inelegibilidade de Lula era fato consumado provocou certo impacto. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, o eleitor optou pela escolha do que, pela narrativa da mídia, parecia certo e não pelo duvidoso. A intenção de voto a Lula teve ligeira queda e empatou com Bolsonaro, ambos com 21%. No mesmo cenário da pesquisa BTG/FSB realizada há uma semana, Lula tinha 26% e Bolsonaro, 19%.

Os outros candidatos aparecem todos empatados na margem de erro, com menos de 5%.

Sem Lula na disputa, como quer a direita conservadora, o cenário muda novamente. O candidato Ciro Gomes (PDT) eleva o seu índice de intenção de voto, indo para o segundo turno das eleições 2018. Bolsonaro teria 26% dos votos, enquanto Ciro teria 12%. Logo depois, viria Marina Silva (Rede), com 11%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%; Fernando Haddad (como candidato do PT), com 6%; e João Amoêdo (Nono), com 4%.

A pesquisa do BTG Pactual, registrada no Tribunal Superior Eleitoral como TSE: BR-01057/2018 foi feita com dois mil entrevistados, por telefone, entre 1º e 2 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.