New York Times: Governo Trump planejou em 2017 golpe contra Venezuela

Reportagem publicada neste sábado (8) no jornal New York Times revela que o presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, se reuniu com militares venezuelanos descontentes com o governo de Nicolás Maduro para executar um golpe naquele país. As informações do jornal vieram a partir de relatos de funcionários do governo dos Estados e de um ex-militar que participaram das reuniões.

Por Railídia Carvalho

Nicolás Maduro - Divulgação

Matéria publicada na Folha de S.Paulo deste sábado afirma que a Casa Branca em nota chamou os supostos encontros de “diálogos com todos os venezuelanos que demonstram desejo por democracia”. Ainda de acordo com a nota, o objetivo desse diálogo seria “trazer mudança positiva para um país que já sofreu tanto sob Maduro”.

O conteúdo estampado no New York Times tem sido constantemente denunciado por Maduro. Em maio deste ano, ao vencer as eleições e receber o certificado da vitória, o presidente reeleito da Venezuela denunciou uma conspiração de diplomatas norte-americanos expulsando-os da Venezuela.

No mês de agosto, drones com cargas explosivas atingiram o palco onde estava o presidente da Venezuela e ministros. Alguns funcionários do governo foram atingidos. Maduro não sofreu ferimentos. O ministro das Comunicações, Jorge Rodríguez, afirmou na ocasião: “fracassaram e seguirão fracassando”. O governo venezuelano acusou pelo atentado setores da extrema direita colombiana com envolvimento dos Estados Unidos.