Cariri: Artista propõe exposição inusitada no Crato

O artista Alexandre Lucas escancara o conceito de arte para o povo ao propor na comunidade do Gesso, no Crato, a exposição "Minha exposição na tua casa". A intenção do artista, que desenvolve o projeto do Laboratório de Estudos, Vivências e Experimentos em Arte Contemporânea (LEVE Arte Contemporânea) é transformar a casa dos moradores em pontos de galeria de arte, através da doação de suas obras. Ele reconhece a comunidade como um complexo de possibilidades artísticas.

Cariri: CCBNB abre exposição de Alexandre Lucas

Os trabalhos doados serão escolhidos pelos próprios moradores e serão feitos registros fotográficos das obras nas residências. O resultado desse registro para Alexandre Lucas é a própria exposição. Ele destaca que o registro fotográfico gera uma nova exposição e um material pedagógico para refletir sobre o contexto histórico-social de circulação e ocupação da arte fora do circuito legitimado das artes.

As obras que irão compor essa exposição são desenhos que remetem a dubiedade e multiplicidade de faces humanas.

Para Alexandre Lucas, essa exposição contribui para o processo de questionamento artístico e estético; fator importante para alfabetização e reflexão sobre as artes. Segundo ele, a visualização do trabalho possibilita isso, já que imagens inquietam o olhar e remetem a pergunta " o que é isso?". Lucas também enfatiza que não é uma exposição para ter visitantes, mas para que a arte possa compor o cotidiano dos moradores.

A exposição deverá ter início esse mês e deverá contemplar cerca de 30 moradores.