Fortaleza terá Centro de Memória Frei Tito de Alencar

Fortaleza terá mais um espaço voltado aos direitos humanos, à memória e à resistência de seu povo. O compromisso de criar o Centro de Memória Frei Tito de Alencar foi anunciado pelo prefeito Roberto Cláudio na última terça-feira (11), durante audiência realizada no Paço Municipal com familiares do frade e representantes de instituições públicas. O memorial será no imóvel onde ele viveu na capital cearense.

Fortaleza terá Centro de Memória Frei Tito de Alencar - Rodrigo Carvalho

Durante o encontro foram discutidos os próximos passos a serem tomados para iniciar o projeto, dentre eles a assinatura do decreto de interesse público do Município para a desapropriação do imóvel e a formação de um comitê intersetorial que definirá a natureza das atividades a serem desenvolvidas no espaço. “A expectativa é de que até o fim do ano estejamos com tudo encaminhado”, ratificou Roberto Cláudio.

“Hoje foi um dia histórico”, comemorou o secretário de Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva. O gestor enalteceu a iniciativa como um ato de respeito à democracia e à liberdade. “O prefeito Roberto Cláudio fez história ao recepcionar os familiares e o desejo da população de reconhecer, no Frei Tito, um símbolo dos direitos humanos, da resistência democrática e da exaltação dos valores universais humanos de respeito e dignidade. Fico feliz em ajudar a construir este caminho junto à história de pessoas que entregaram suas vidas pela liberdade do país. Em tempos difíceis, é um sopro de resistência”, enaltece o titular da Secultfor.

A professora Nildes Alencar, irmã de Tito, também celebrou a conquista. “Estou muito emocionada. Tito resgata a história das lutas democráticas do povo brasileiro. É um resgate à nossa memória histórica neste momento de angústias políticas nacionais. É como acordar, alertar aos brasileiros para que cuidem da nossa democracia”.

Mais

Ao longo desta semana, várias atividades estão sendo realizadas na casa que abrigará o memorial. Reunindo artistas, amigos e familiares, a programação segue até a próxima sexta-feira (18) e terá Reisado do Escuta (dia 12); Sarau (dia 13); Frei Tito: Vida Paixão e Morte, com Grupo Formosura (dia 14); apresentação de cordelistas cearenses (dia 15); exibição do documentário “SP70 e Projeto Minimum” (dia 16); lançamento do livro “Menino Amarelo”, de Oswald Barroso (dia 17) e ainda uma celebração de Dom Oscar Homero (dia 18). As atividades acontecem na Rua Rodrigues Junior, 364 – Centro de Fortaleza.

Sobre Frei Tito

Frei Tito de Alencar foi uma das vítimas da ditadura militar. Preso em novembro de 1969 numa operação realizada pela polícia de São Paulo contra religiosos dominicanos acusados de apoio a Carlos Marighella, da Ação Libertadora Nacional (ALN), ele ficou no Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), no Presídio Tiradentes e na Oban, onde ficou até fevereiro de 1970.

Durante esse período, foi vítima de agressões físicas e psicológicas para que desse informações sobre membros do clero católico que se solidarizavam com os que se opunham à ditadura. Documentos apresentados pelo Ministério Público Federal mostram que Frei Tito foi colocado no “pau de arara”, recebeu choques elétricos, pancadas na cabeça, queimaduras e golpes com palmatória nas mãos.

Em janeiro de 1971, foi banido do Brasil após ser incluído entre os presos políticos que deveriam ser soltos em troca do embaixador suíço Giovanni Enrico Bucker, sequestrado por opositores da ditadura. Passou pelo Chile e Itália e se estabeleceu na França, onde, em setembro de 1974, aos 31 anos, enforcou-se em uma árvore.