China, o segundo maior país em transporte marítmo

A China tornou-se o segundo maior país em termos de transporte marítmo, ultrapassando o Japão. A Grécia continua em primeiro lugar, apesar da diferença com a China estar diminuindo na medida em que o país asiático avança rapidamente na área 

navio velemax

Numerosos transportadores gigantes de minério, navios-tanque e navios-contêineres estão com a entrega programada para os proprietários chineses nos próximos meses e anos, o que provavelmente aumentará ainda mais a capacidade chinesa no mar.

Nos últimos três anos e oito meses, a frota da China expandiu-se em pouco mais de um terço, um aumento percentual maior do que o observado na frota grega e muito superior ao crescimento mínimo do Japão. De acordo com dados revisados ​​e compilados pela Clarksons Research, a frota da China registrou taxas de crescimento de 6,5% em 2015, 7,5% em 2016 e 9,4% em 2017, antes de adicionar 7,1% no período de janeiro a agosto de 2018.

Muitos novos navios serão empregados em operações internacionais de longo curso, onde a China é importador ou exportador de carga. Para os navios porta-contêineres, é provável que as cargas de e para a China gerem mais empregos.

Empresas chinesas estão comprando 30 gigantes navios cargueiros de minério de ferro (valemax, dobro o tamanho padrão) e a principal rota deles deve ser Brasil-China. As trinta novas construções que estão sendo entregues foram acordadas quando as encomendas foram feitas no início de 2016. O afretador é a mineradora brasileira Vale e o emprego desses navios será a partir de 2018, após a entrega dos construções navais. Parece claro que a principal rota comercial será Brasil-China para transportar minério de ferro, embora outros destinos também sejam prováveis.