Trump reclama para construir muro, mas crianças estão perdidas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o Congresso nesta quinta-feira (20) por não incluir recursos para seu projeto de construir um muro na fronteira com o México. Enquanto isso, estima-se que 1500 crianças migrantes estão "perdidas" nos EUA

Donald Trump - Divulgação

Em publicação no Twitter, Trump chamou a atual proposta de gastos de “ridícula” por não incluir recursos para um planejado muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México, acusou democratas de bloquearem a proposta e pediu que seus colegas republicanos “sejam duros”, segundo informa a Reuters.

Enquanto o presidente norte-americano se preocupa com a construção do muro, os Estados Unidos perderam o rastro de quase 1.500 crianças sem documentos que cruzaram a fronteira este ano e foram encaminhadas a tutores, segundo uma investigação do Congresso. Os legisladores alertaram para o risco de que os menores acabem com traficantes de pessoas ou sejam usados como trabalhadores por pessoas que se fazem passar por parentes. O caso reacende a polêmica desencadeada em abril, quando os serviços sociais admitiram desconhecer a localização de 1.475 crianças que haviam chegado completamente sozinhas ao país.

Depois da incerta viagem aos Estados Unidos, os menores que são detidos podem passar, por lei, no máximo 72 horas em um centro policial. Uma vez terminado esse período, são colocados sob a custódia do Departamento de Saúde e Serviços Sociais (HHS na sigla em inglês). Em seguida são transferidos a um abrigo, tutor ou parentes, enquanto seu caso entra no lento circuito judicial migratório. Os investigadores do Senado revelaram ao The New York Times na terça-feira que o departamento não conseguiu determinar com certeza o paradeiro de 1.488 das 11.254 crianças que foram colocadas com famílias de acolhida este ano.

Em maio e abril desse ano, o governo Trump chocou o mundo com sua política que separava crianças de seus pais imigrantes ao cruzarem a fronteira com os Estados Unidos ilegalmente. Os pais eram detidos, e as crianças mandadas para abrigos. Depois de quase três meses de uma avalanche de críticas, Trump foi obrigado a voltar atrás em junho, mas ainda há cerca de 500 crianças que não foram reunidas com os pais, de acordo com os últimos dados divulgados no último dia de agosto.

Os legisladores propuseram um projeto de lei elaborado por republicanos e democratas para aperfeiçoar o sistema de acompanhamento dos menores. Um ponto chave é quem responde pelas crianças. O Departamento de Saúde e Serviços Sociais alega que as crianças não são de sua responsabilidade quando deixam os abrigos federais. A proposta legislativa exige que esses funcionários verifiquem os antecedentes dos tutores –algo que em teoria já fazem– e garantam que ofereçam cuidados adequados às crianças enquanto estiverem sob sua custódia, o que inclui a garantia de que compareçam às audiências do tribunal de imigração.

O projeto de lei também exige que os funcionários do departamento notifiquem os Governos estaduais antes de encaminhar as crianças migrantes aos cuidados dos tutores. Outra proposta é aumentar o número de juízes dos tribunais de imigração para ajudar o Departamento de Justiça a processar os casos de forma mais eficiente.

Mas enquanto tenta-se achar uma solução para essas crianças, Trump está ocupado demais criticando o Congresso para conseguir construir o muro com o México.